-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 179 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Cosentino, AutoDesk, BAUKELL, CIN, Cortizo, GLS, JUNG, Microsoft, PADIMAT, SANTO BANHO
Descrição enviada pela equipe de projeto. O estilo de vida contemporâneo obriga a adoptar conceitos de reorganização dos interiores, tornando-os mais flexíveis, adaptáveis, personalizados em harmonia com as necessidades e aspirações de quem lá vive. A transformação é notória e abrange, ainda, ideias-chave como a conexão e a utilidade dos espaços. É no último andar de um edifício com 90 anos do século XX, na Graça, em Lisboa, que se encontra o apartamento agora muito amplo, após a unificação de alguns compartimentos. As oito assoalhadas originais já não existiam aquando desta renovação, mas, ainda assim, a transformação foi profunda e não só reduziu ainda mais o número de compartimentos como deu novos usos a alguns deles.
De facto, antes desta intervenção, já se tinha aberto a parede entre a sala e um quarto e ampliado a passagem entre o escritório e o mesmo quarto, enquanto a despensa tinha dado lugar a uma instalação sanitária. Neste apartamento, agora um T3+1 com umas vistas excelentes, a remodelação contemplou a criação de uma suite espaçosa e com walking-closet, onde antes era a cozinha e a sala de jantar.
As divisões foram criadas a pensar na flexibilidade do uso e tanto podem ser um escritório, uma sala tv ou até um quarto de visitas, dependendo da necessidade ou da preferência dos habitantes. Outras transformações foram concretizadas, nomeadamente os ripados nos tectos, assim como a colocação de um outro a separar a cozinha da entrada do apartamento, de forma a conferir privacidade a quem lá está, mas sem privar a entrada de bastante luz natural. A colocação de elementos decorativos, não só embelezam como agregam valor à habitação.
A madeira, como elemento nobre e formal, tem aqui uma função unificadora de todos os espaços, formando um todo único, que engloba a kitchenette e todas as instalações sanitárias, excepto a i.s. social. Por sua vez, foi aplicado mosaico hidráulico, em formato hexagonal, nas instalações sanitárias, a revestir as zonas dos banhos, nas cores azul e branco, mas com padrões diferentes. Na kitchenette, foi colocado um revestimento em azulejo artesanal branco também em forma de hexágono.