-
Arquitetos: TETRO Arquitetura
- Área: 287 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Luisa Lage
-
Fabricantes: Art Ladrilhos, Metru, Top Coat, Xapuri, iluminar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Terra está implantada em meio à natureza, na região da Serra do Cipó, à aproximadamente 120km de Belo Horizonte. Com uma topografia praticamente plana, o terreno possui diversas árvores aroeiras, que no inverno perdem suas folhas e no verão mantém suas copas verdes e faz divisa, em uma das laterais, com uma área de proteção ambiental que possui uma extensa mata nativa.
Após a primeira visita ao lugar, tornou-se clara a importância de manter as características naturais do terreno e criar uma intensa relação com a mata, onde não haverá vizinhos futuros. Além disso, a parte central do terreno, com as melhores características ambientais deveria se manter intacta. Dessa forma, sua implantação e seu conceito se deram como respostas a esse entendimento.
A casa foi construída para uso nos finais de semana por um jovem casal, que vive em um apartamento na cidade de Belo Horizonte. Por esse motivo, uma das premissas do projeto foi criar um lugar de desconexão e descanso através do contato intenso com a natureza. Para isso, a lógica de implantação e circulação foi invertida. No apartamento em que vivem, eles circulam da área social para a área íntima em um corredor fechado entre duas paredes. Já na casa, eles podem ir de um lugar para outro por um caminho no jardim ou, no caso dos dias chuvosos, debaixo de uma marquise. Desse intenso contato com a terra, a grama e as árvores surgiu o nome Casa Terra.
Sua estratégia para implantação foi criada a partir do questionamento de quais partes do terreno não deveriam ser ocupadas e o que deveria ser mantido, invertendo a lógica de pensar inicialmente no que deveria ser construído. A fim de manter toda a vegetação do terreno, o programa foi distribuído debaixo de uma laje fluida que se desdobra pelos espaços vazios entre as árvores.
A cozinha social, que é o espaço mais importante em uma casa de fim de semana, foi locada, juntamente com a piscina, no centro do terreno. A suíte principal está nos fundos para se ter maior privacidade e os dois quartos de hóspedes e a sala na parte frontal do lote. Todos esses espaços estão voltados para a vista da mata e buscam intensificar o contato do corpo com os elementos naturais, como por exemplo no banheiro aberto, onde é possível se banhar debaixo da copa das árvores.