-
Arquitetos: Workshop, Diseño y Construcción
- Área: 135 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Tamara Uribe
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Sol é um pequeno oásis no coração do centro histórico da cidade de Mérida, Yucatán, México. Um projeto de restauro que interage com a natureza e a história. Ela foi concebida como uma casa-refúgio, onde os proprietários poderiam deixar para trás a agitação da cidade e aproveitar a natureza e as sombras das árvores ao redor da piscina.
A fachada simples e sem adornos da residência (que é sua singularidade) abriga uma sala de estar, um quarto de hóspedes, área de serviço, cozinha e sala de jantar, e o dormitório principal com vista para a piscina com acabamento em Chukum, todos conectados por um terraço com uma estrutura mista de metal combinada ao barro (bajareque). Os princípios norteadores do projeto foram a conservação e o respeito aos valores históricos e naturais da propriedade, construindo os novos espaços ao redor das árvores e utilizando elementos tradicionais da arquitetura colonial Yucateca, tais como os ladrilhos (mosaicos de pasta), paredes de alvenaria aparente, vigas de madeira e as portas de cedro que são características da região.
Um aspecto fundamental no projeto do espaço foi a interação da área interna com a externa, o que foi possível através do uso de grandes janelas que permitem a fuga visual em direção aos jardins tropicais e à piscina, que foi construída em torno de uma antiga estrutura de alvenaria colonial e incorporada ao projeto com a dupla função: de abrigar a sala de máquinas e atuar como um elemento escultural, que pode ser visto da cozinha, da sala de jantar e do quarto principal. A paleta de cores utilizada inclui azul, amarelo e vermelho, que são comuns na arquitetura das fazendas Yucatecas. Com a simplicidade e sobriedade de sua arquitetura, a Casa Sol visa criar diferentes atmosferas de convivência e relaxamento em seus espaços, através do uso de materiais naturais e puros que transportam os usuários a um estado de conforto.