-
Arquitetos: Research and Enquiry Into Design
- Área: 2787 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fabien Charuau
-
Fabricantes: Classic Marble, Listone Giordano, Schuco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado nos arredores da movimentada cidade de Mumbai, na tranquilidade das colinas Sahyadri. As amplas vistas dos Ghats Ocidentais em quase todas as direções são o destaque deste terreno que, de outro modo, seria muito comum. Capturar e enquadrar essas paisagens pitorescas foram a principal inspiração para o projeto. A arquitetura disruptiva consegue criar espaços de diferentes escalas, do monumental ao acolhedor, ao mesmo tempo em que integra a natureza circundante na casa.
A entrada foi prevista no nível mais alto sob uma grande cobertura que aparece como uma asa emoldurando a primeira vista desta casa nas nuvens. O lago de lótus na entrada oferece uma lufada de ar fresco após a longa viagem desde Bombaim. A estrutura é uma simples interseção entre concreto e metal. Os espaços intersticiais resultantes são traduzidos em pátios de várias escalas que podem ser habitáveis ou simplesmente formar mirantes. Duas paredes paralelas de concreto atuam como eixos principais que percorrem a casa e conectam perfeitamente os três blocos que, por sua vez, se cruzam e cumprem as respectivas funções de público, privado e recreativo.
As grandes janelas de correr permitem a entrada do exterior, integrando perfeitamente a paisagem natural com a casa. Os grandes beirais, os terraços e a piscina parcialmente coberta tornam os espaços utilizáveis apesar das condições climáticas extremas da região. A forma dos diferentes níveis da casa é derivada do desenho natural do terreno. O bloco de metal suspenso e a extremidade sul em balanço permitem que o terreno natural flua sob ele, sem interrupção.
Um dos maiores desafios de estar no topo da montanha é a escassez de água. Aproveitamos a topografia para que a parte mais baixa do terreno se transformasse em reservatório de água da chuva. Todos os drenos do telhado e escoamento superficial do local foram canalizados para coletar a água. As rochas escavadas do solo durante a construção foram utilizadas para construir muros de contenção, o que contribuiu para a atratividade da casa. O sucesso da arquitetura reside no fato de que, a cada esquina, a atmosfera da casa e a vista que ela capta mudam e se movem. A estrutura é uma ode à beleza das montanhas que a rodeiam.