-
Arquitetos: Kaboom Architecture
- Área: 246 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Stephane Aboudaram/we are Content(s)
-
Fabricantes: Lumeal, Travertine
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um local de destaque, aos pés da Sainte Victoire, encontrava-se uma casa com graves problemas estruturais e que não tirava partido da beleza do local. Como consequência, a maior parte dela foi demolida e reconstruída no mesmo lugar, mas de forma diferente.
Esta casa térrea é perfeitamente compatível com todas as curvas de nível do terreno. A casa gira em torno de si mesma criando vários pátios internos e respiros dentro da habitação. Ela é composta por vários volumes, todos posicionados de forma a permitir vistas do exterior e possibilitar a entrada de luz natural em todos os recantos da casa.
O interior da casa é composto por quatro níveis, de forma a adaptar-se da melhor maneira possível ao terreno. Uma rampa de concreto curva conecta a parte existente à nova, juntamente com uma janela com vista para uma parede de pedra no exterior. Com a vegetação envolvente e as rochas, a natureza penetra na casa.
Pátios interiores são criados ao longo do corredor, possibilitando uma continuidade com o exterior e a imersão da casa no seu ambiente natural. Cada quarto e banheiro tem seu próprio espaço privado externo.
A espaçosa sala de estar da casa abre-se para o terraço oeste (protegido por um grande beiral de telha) através de uma janela deslizante lateral e fendas verticais em forma de flecha do lado da sala de jantar.
Ao sul, o caminho existente é utilizado para chegar à casa. O projeto é desenhado seguindo uma abordagem de movimento particular, ou seja, a descoberta gradual das diferentes vistas no exterior e as mudanças de níveis, alturas, luzes e materiais no interior. No escritório, a superfície de trabalho alinha-se com o solo externo. No quarto principal, a borda da banheira e o piso são uma continuidade da área externa.
A casa possui várias secções de telhas em diferentes alturas oferecendo múltiplas aberturas para aproveitar ao máximo a natureza envolvente do local. Algumas das paredes da casa são revestidas com pedaços de pedras do local, assim como as paredes de pedra reconstruídas do lado de fora.
As paredes externas de pedra existentes são mantidas e destacadas pelo projeto com as múltiplas vistas desde dentro da casa. O chão da casa é em travertino e a disposição interna da casa é feita em madeira.