-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 108 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Amorim, AutoDesk, CIN, Efapel, GLS CARPINTARIA, Haworth, Microsoft
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para responder ao crescimento do negócio e ao consequente aumento do número de colaboradores, a WTS Viagens muda para outras instalações em Lisboa necessitadas de uma obra interior completa para satisfazer as necessidades da empresa e proporcionar bem-estar aos colaboradores e clientes. O espaço comercial apresentava-se em tosco pelo que se procurou desenhar um projecto de raiz que fosse equilibrado, funcional e inspirador. Para além de um volume central para trabalho em open-space, onde existe ainda uma zona de espera e mesa para reuniões, foram desenhados uma instalação sanitária, uma copa e três gabinetes individuais.
Desta forma, optou-se por colocar ao centro um volume em MDF lacado a alto brilho com seis a oito postos de trabalho, bem como arrumos e área de impressões. Para a área da entrada, junto à janela, foi pensada uma zona de espera e um espaço contíguo para reuniões informais com clientes que procuram conhecer e escolher destinos de uma forma descontraída com acompanhamento profissional.
Desenharam-se carpintarias em MDF lacado junto aos grandes vãos de que o espaço dispõe de modo a ocultar todos aqueles elementos inestéticos como as instalações AVAC e técnica. As saliências e reentrâncias, na parede divisória com a fracção vizinha, foram revestidas a gesso laminado na sua totalidade e colocado um longo rasgo de luz formando um nicho iluminado. A iluminação também mereceu especial atenção no desenho do espaço, com as caixas de luz nos tectos a complementar a iluminação natural do espaço.
Optou-se por materiais mais económicos, de fácil manutenção, nomeadamente a cortiça como pavimento e que dá aquele toque português.