-
Arquitetos: 23o5Studio
- Área: 300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Jotun, Kanly, Toto, Xingfa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nhà Tường Vàng - um projeto desenvolvido para proprietários locais. Defendendo os valores da natureza e da cultura local, e mesclando elementos modernos na arquitetura, propomos uma solução arquitetônica simples, com referência aos valores arquitetônicos das casas antigas de Hoi An - Da Nang, um lugar que preserva a cultura e a arte exclusivamente indígena.
O projeto situa-se na cidade de Da Nang, onde a urbanização está em expansão e a densidade valoriza os meios naturais. A casa mescla uma arquitetura com influências locais e a natureza tropical, para criar um espaço para uma pequena família.
O projeto dá continuidade à ideia de rotação entre os espaços de convivência e a natureza, aproximando as pessoas do meio natural. Os espaços abertos, a varanda e o espelho d'água criam um amortecedor natural antes do acesso da casa. A sala de estar, cozinha e jardim são conectados e interativos. Os quartos, cozinha e banheiro estão dispostos em ambos os lados, deixando um grande espaço para atividades familiares e jogos infantis.
A utilização de materiais como jardins tropicais, telhas na cobertura e paredes amarelas, referenciam as imagens arquitetônicas familiares aos indígenas — as casas de Hoi An, tipicamente com paredes amarelas e telhas.
Nhà Tường Vàng - A casa busca a simplicidade no estilo de vida moderno, jardins e espaços vazios, com o intuito de trazer tranquilidade aos usuários.
• Ambiguidade de definições, ambiguidade na experiência de dimensão e proporção do espaço e uso. Um volume construído com uma função específica, mas capaz de cumprir diversos usos, um cenário neutro, acionado pelo usuário.
• O espaço é separado por diferentes camadas com um material homogêneo no interior e exterior, desfocando os limites, apenas a matéria e a atmosfera ao redor do volume são sólidas. Os ambientes foram projetados conforme a finalidade de uso e atividade que abrigam. A arquitetura tem uma relação material especial com a vida humana, como uma casca e fundação para a vida que se desenvolve em torno dela. Uma grande abertura zenital oferece a casa uma conotação metafórica e evocativa da pequena imagem do homem perante a vasta natureza. Os espaços funcionais são comprimidos em uma massa sólida.
• A luz é configurada lentamente, com aberturas que direcionam e segmentam o espaço em componentes de luz, materiais, serenidade e temperatura, resultando em uma sensação de paz e familiaridade, com a atmosfera dos espaços habitacionais tradicionais do Leste Asiático. A quietude do espaço leva as pessoas a se sentirem introspectivamente.