-
Arquitetos: Spacecraft Architects
- Área: 81 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:David Straight
-
Fabricantes: HARDIFLEX, LT7, SHIPLAP CLADDING
Descrição enviada pela equipe de projeto. A forma de pátio da casa é impulsionada pelo vento constante em Wellington e o desejo de abrigar uma área de espaço ao ar livre. A casa é totalmente livre e altamente isolada de todas as paredes externas com exceção da face norte que permite que o sol de inverno entre em uma laje de concreto isolada para aquecimento solar passivo. Todos os cômodos da casa se abrem para o pátio central, que oferece luz e ventilação natural.
A casa está implantada em uma laje de concreto e tem uma estrutura de parede mais espessa que busca elevados níveis de isolamento térmico. As faces externas em branco da casa são maioritariamente revestidas com folhas de fibrocimento econômicas e à prova de fogo, enquanto as paredes voltadas para o pátio são revestidas com madeira Heart Macrocarpa não tratado, de origem local. Telas externas e a cobertura são em chapa de policarbonato corrugado e protegem a do vento, permitindo a entrada do sol no jardim.
As janelas são de alumínio revestido com vidros duplos transparentes. Abrir a claraboia para o banheiro facilita a ventilação do vapor. Os vidros são orientados para norte e oeste para que o sol de inverno aqueça a casa. A ventilação natural elimina a necessidade de resfriamento artificial, pois todos os cômodos da casa têm grandes portas para o pátio protegido.
No inverno, as lajes de concreto da sala e do quarto recebem bastante luz solar direta, que é captada pelos altos níveis de isolamento da laje. Há uma pequena lareira a lenha na sala de estar que funciona como aquecedor no inverno. A água quente é fornecida por um sistema de gás instantâneo que está localizado a 1m dos encanamento que ele atende. A casa usa iluminação LED de baixo consumo.