-
Arquitetos: Kumar La Noce
- Área: 297 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Vivek Muthuramalingam, Kumar La Noce, Nihaal Ramesh
-
Fabricantes: Art Avenue, Artemide, Asian Paints, Freedom Tree, Igloo Studio, Su Marmuri Tessile, Urban Ladder
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída em um terreno compacto de 180 m2, a casa está distribuída em três níveis e inclui dois apartamentos interligados; espaços de estar, de trabalho e ateliês para a família de um ilustrador em dois níveis e o térreo para seus pais idosos. A parte da frente da casa voltada para a rua é revestida por uma tela perfurada em azul claro. Incorporando um sistema de painéis que podem ser abertos, esta tela permite que a casa respire e responda aos fluxos da natureza, à luz do dia e às condições externas.
Os espaços diurnos, incluindo uma sala de estar de pé direito duplo, são orientados para o lado leste da rua, filtrados pela tela, enquanto os espaços noturnos têm vista para um exuberante jardim público no lado oeste. Os interiores apresentam uma paleta de cores austera: paredes brancas, cimento polido e detalhes mínimos em madeira. Uma exceção ousada vem na forma de uma escada iluminada pelo céu cor azul-petróleo, como se fosse desenhada em aquarela, adicionando um destaque marcante, mas suave, aos espaços.
O quarto da filha no primeiro andar tem uma varanda criada como uma micro versão da fachada frontal, um casulo aconchegante que se estende até a copa das árvores. O último andar da casa tem um estúdio de música e ateliê de desenho para os clientes. Entre os estúdios, portas de vidro levam a um pátio a céu aberto e uma escada que leva ao terraço da cobertura. Este nível se oferece a diferentes possibilidades, como espaço de eventos, espaço para workshops ou para jogos.
A fachada de metal perfurado é concebida como uma “filigrana”; incorporando detalhes simples, mas sofisticados para reter a "leveza" do elemento ao usar seções de metal prontamente disponíveis. O sistema personalizado foi realizado em estreita colaboração com um fabricante, que é apaixonado por detalhes na usinagem de metais. Um exercício de equilíbrio de desempenho com detalhamento mínimo, essencial e robusto, o artesanato desempenha um papel tão importante quanto a engenharia.
Arquitetonicamente, a fachada foi projetada para expandir as áreas de convivência da casa além de suas paredes. De dentro, o deck cercado pela tela se torna uma extensão das atividades da família e de seus humores: abrindo-se totalmente para a rua do lado de fora, seletiva ou totalmente fechado para criar um espaço privado banhado por luz, suspenso entre o interior e o exterior. Da rua, a casa se torna uma adição interessante, e às vezes provocativa, à série de casas que se alinham em ambos os lados. Composta por dois planos colocados em ângulos diferentes, a tela é percebida de forma diferente dependendo do céu que está refletindo, às vezes um plano sólido, às vezes uma pele translúcida.
Os parâmetros que estruturam este projeto e local são comuns à maioria das residências urbanas em cidades como Bangalore. Preocupações como segurança e privacidade precisam ser consideradas tanto quanto luz, ventilação e eficiência energética. Abordamos este projeto com a intenção de criar uma moldura para o espaço doméstico não definido pelo custo dos materiais, mas pela luz natural, qualidade do espaço e adaptabilidade por parte dos habitantes.