-
Arquitetos: ARRILLAGA PAROLA Arquitectos
- Área: 783 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ramiro Sosa
-
Fabricantes: Aberturas Manni, COCYAR, Ilva, Ineco, JOHNSON ACERO, Roca, Vahume, Zilli
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício desenvolve-se de forma linear, no sentido oeste-leste, e configura um volume prismático. Ele é caracterizado pela forte presença dos brises, que filtram a luz e dão movimento à fachada entre o primeiro e o segundo nível; o telhado verde, de onde surgem diferentes tipos de vegetação na sua fachada principal; e as transparências que permitem compreender rapidamente o funcionamento do edifício. O volume desenvolve-se em três níveis.
No térreo existem acessos para veículos e pedestres pela rua Avellaneda; eles podem ser vistos da calçada graças às transparências proporcionadas pela disposição das aberturas, do hall de entrada, da garagem e do verde no quintal. Neste nível, a zona de serviços e circulação vertical encontra-se na parede norte, onde se cria um amplo espaço livre concebido com a ideia de ser garagem e, por sua vez, poder ser usado como uma despensa multiuso. Depois de entrar pela porta principal, é possível ver uma altura dupla e o espaço de conexão com o resto dos níveis.
No primeiro andar encontram-se os serviços básicos da área administrativa, escritório, arquivo e instalações sanitárias. No segundo está o auditório, que pode ser dividido e aproveitado de acordo com a magnitude do evento. Os serviços anexos são a cozinha de apoio, a despensa e os banheiros. Do mesmo hall do auditório podemos entrar na área social do edifício, que se situa na fachada leste com vistas para a rua Avellaneda e para a avenida, adquirindo assim uma localização preponderante, evidenciando o valor social da cooperativa.
A cobertura técnica é acessível a partir da varanda frontal por meio de uma escada marítima. Este nível abriga a casa das máquinas, como único espaço coberto, onde estão os tanques de reserva, o motor do elevador, o tanque pressurizado para os coletores solares e as baterias elétricas para os painéis solares. No espaço exterior há um terraço jardim que, além de cumprir com diversos objetivos de sustentabilidade, manifesta as intenções de um edifício verde.