-
Arquitetos: Projetebem Arquitetura
- Área: 552 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Gabriel Konrath
-
Fabricantes: Acquatec, Castelatto, Eccostone, Investwood, Kömmlux, Piso mix, Uniflex
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa F35 foi projetada para uma família pequena, com uma vida social agitada. O desafio do projeto foi partir de uma estrutura já era existente e cujo os limites eram os recuos do terreno. Com isso o projeto se dispôs na seguinte maneira: no andar térreo a parte social da casa (sala de estar, sala de jantar, área gourmet e spa), com a possibilidade de integração com a parte externa da piscina, e uma área mais técnica (cozinha, área de serviço, banho piscina e vestiário) para dar apoio à rotina da casa
Na parte social foi utilizado piso cimentício interno e externo para que a transição fosse imperceptível. O painel de madeira que se estende por diversos ambientes, integra a residência e mimetiza o acesso à área técnica. Já a escada metálica é um dos elementos de destaque deste projeto, revestida de pedra até o patamar e coberta por carpete do patamar para o segundo pavimento, apresentando a sensação de acesso à área íntima da casa, nessa transição de pisos.
O segundo pavimento é composto por sala íntima, gabinete e quatro suítes amplas. Para ajudar na iluminação dos ambientes, exploramos um jardim no centro da casa que pode ser observado tanto da área social no primeiro pavimento como na sala íntima e gabinete no segundo pavimento. Esse efeito traz permeabilidade discreta e aconchegante para a casa.
Para as fachadas utilizamos o revestimento em placas cimentícias de viroc com acabamentos em ACM preto. Os detalhes em aço corten contrapõem de forma harmoniosa com a frieza dos demais materiais, equilibrando a fachada simétrica.
O jardim, na parte frontal da casa, envolve na intenção de criar um ambiente mais sensorial e intimista com plantas como lavanda, alecrim, jaburan, agaphantus, entre outros. Já na área da piscina de borda infinita, os capins azuis se misturam na imensidão do horizonte com área de preservação natural que faz fundos ao terreno até chegar ao rio que divide o condomínio do skylight da cidade.