Descrição enviada pela equipe de projeto. Atualmente estamos enfrentando um déficit habitacional em todas as cidades do planeta. Os motivos são diferentes por região, mas o caso particular do México vem da migração para as cidades nos últimos anos, somado ao crescimento contínuo da população nas áreas metropolitanas e às consequentes políticas de habitação públicas fracassadas, que ofereciam casas em subúrbios remotos, sem serviços e com baixa qualidade de projeto e construção. Com o passar dos anos, a medida que as construções foram sendo deterioradas e houveram abandono de moradias, a habitabilidade dos espaços tornou-se inacessível devido aos preços indiretos de transporte, segurança e serviços básicos.
Por outro lado, a proposta habitacional nas áreas urbanas do país concentra-se em um setor de alto nível socioeconômico, em loteamentos fechados mas dentro dos primeiros perímetros das cidades, onde encontramos grandes lotes com moradias de dois pavimentos, garagem e amenidades da comunidade.
O compromisso da Circuito é apostar nos espaços dentro da zona urbana, tornando a habitação vertical acessível, eliminando a condição de habitação social através do projeto, mantendo os custos mínimos que regem as agências de crédito à habitação. O foco é desenvolver um projeto considerando as necessidades de um utilizador citadino, tornando mais eficientes as suas transferências, aproximando-o das infraestruturas públicas, dos vizinhos, da comunidade; É por isso que o projeto Colonia e Colonia 300 aposta na habitação vertical numa zona onde só encontramos habitações unifamiliares, exploramos ao máximo os usos do solo permitidos pela regulamentação e desenvolvemos projetos que estruturam a comunidade da zona onde nós trabalhamos.
As casas possuem estacionamento privativo e portões, com armários e churrasqueira no térreo e espaço para varal na cobertura. Dentro do apartamento, sala de jantar e cozinha integrados e por fim a lavandaria. Os quartos compartilham um banheiro e um armário. Todos os espaços possuem ventilação e iluminação natural, que em um deles é desfocada por uma árvore resgatada da propriedade. Tanto as louças quanto as lâmpadas apresentam alta eficiência energética e tecnologias sustentáveis.