-
Arquitetos: Blue Temple
- Área: 1700 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Dyl Alexander
Descrição enviada pela equipe de projeto. Iniciado pela comunidade local em Agosto de 2019, o projecto está a transformar uma zona negligenciada em espaço recreativo para a comunidade. Esta pequena zona urbana costumava estar repleta de arbustos, ervas daninhas e detritos. Queixas de uso de drogas e violência eram recorrentes. A comunidade começou a pronunciar-se e organizou-se de forma a encontrar uma solução sustentável que pudesse não só beneficiar o bairro, mas agir como projeto piloto para Yangon. Após 2 anos de trabalho, o Plot ABC foi capaz de reunir o financiamento necessário para começar a construção. Isto incluiu uma bolsa do Design Trust de Hong-Kong.
O objectivo é criar um espaço comunitário auto-sustentável que inclui um campo de chin lone (um jogo de bola tradicional Burmês), um zayat (zona de descanso para idosos), uma horta comunitária, e um campo de desporto multifuncional que pode servir como local para receber eventos culturais e comunitários. A governação, operação e programa foram desenhados para criar oportunidades para maximizar a participação da comunidade. O desenho está inspirado pela técnica tradicional de construção de andaimes do Myanmar. Esta herança nacional intangível está lentamente a desaparecer e a ser substituída por estruturas de metal.
O objectivo deste projecto real no centro da cidade é demonstrar as possibilidades que o bambu apresenta na indústria da construção, como um material ecológico com uma pegada de carbono extremamente reduzida. Usando técnicas modernas de tratamento de bambu, é possível construir estruturas de grande escala duráveis e seguras para utilização do público. Recentemente, o COVID-19 tornou-se num assunto fundamental a nível nacional e este projecto revelou-se uma oportunidade para explorar novas soluções para beneficiar a segurança e saúde do público.
Durante este longo e cansativo período da pandemia, o confinamento forçou a população a ficar dentro de casa por um período tão prolongado de tempo que começou a deteriorar o seu espírito. Este pocket park foi desenhado comtendo em vista o distanciamento social. Quando o parque estiver completo, os membros da comunidade poderão usar o espaço de uma forma segura enquanto mantém o distanciamento. Desta forma, se houver uma terceira onda, os habitantes do bairro serão capazes de desfrutar do exterior e relaxar num ambiente seguro; sendo assim, este projecto tem a capacidade de despertar o início de uma discussão sobre estratégias de planeamento urbano ajustadas à pandemia. Ao adicionar ao parque novas árvores, arbustos e flores, estamos a aproveitar os benefícios psicológicos que a Natureza pode providenciar; um alívio de stress durante um período desanimador.
Além do mais, o terreno de intervenção está situado ao longo de um canal de saneamento a céu aberto. O Plot ABC propõe uma gama de soluções para tornar o espaço mais seguro e saudável de usar. Estas incluem enterrar parcialmente o canal de saneamento e plantar espécies aromáticas para tornar a utilização do espaço mais agradável, mantendo o público a uma distância segura da secção sobrante da drenagem. Outra proposta é a de planejar cuidadosamente os trabalhos de manutenção anuais da cidade de forma a limpar o dreno, evitando os efeitos prolongados da sedimentação.
A construção começou após o golpe militar de Fevereiro de 2021, durante uma época de instabilidade política extrema. Isto provou que, independentemente dos eventos que ocorreram após o golpe, nem todos os projectos pararam e que parques comunitários, onde crianças podem brincar com segurança e cidadãos podem relaxar confortavelmente, são mais importantes do que sempre.