-
Arquitetos: NTYPE
- Área: 235 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Arch-Exist, Xiaozhi
-
Fabricantes: KALDEBEND
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cinco anos após projetarmos a primeira loja, somos contratados para reformar novamente o mesmo espaço. Com o desafio de oferecer às pessoas da vizinhança e aos clientes da loja um novo visual e novas experiências. Vivências recentes de convivência com a natureza nos dão a inspiração para integrar plantas no projeto da fachada e em todo o espaço interno, para oferecer aos usuários um ambiente tranquilo, mesmo estando fisicamente localizado no agitado centro de uma metrópole chinesa.
Criamos volumes orgânicos para guiar as pessoas no espaço com formato de L, com 19 metros de profundidade, que foi originalmente definido por uma modulação de pilares muito rígida com espaçamentos de 2,7 m a 4,2 m. Ao longo da sequência espacial contínua, desde acessar a loja e caminhar até o quintal, o espaço é enriquecido por escalas variadas, às vezes comprimido ou expandido. Além disso, aberturas foram cuidadosamente posicionadas, dimensionadas e modeladas com vistas específicas, para despertar a curiosidade e criar uma série de momentos inesperados, que aumentam a profundidade e complexidade deste espaço formalmente contido.
Por exemplo, no boudoir dos sanitários, uma abertura em formato oval é criada na parede com vista para as plantas do jardim. A cuba possui um design customizado, no qual a água após a lavagem das mãos é direcionada atravês de um canal para uma floreira em um nível inferior.
Considerando que a loja está localizada numa rua com árvores styphnolobium japonicum, e um café foi incluso no programa durante a reforma, cria-se um uso complexo da fachada. Além do acesso à loja, o mobiliário urbano é projetado como parte da fachada para os transeuntes. Mesas de centro, áreas de estar e um lounge com floreiras são integrados na fachada, que por sua vez se torna um corpo orgânico, que envolve diversos usos simultaneamente.