-
Arquitetos: Gonzalez Moix Arquitectura
- Área: 346 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ramiro Del Carpio
-
Fabricantes: Hansgrohe, DECOR STONE, Decor Center, MARXPERU, POYECTOS DIAZ, SIERRA MUEBLES PERU
Descrição enviada pela equipe de projeto. Axé, é uma saudação baiana (Salvador da Bahia), um dito com referência religiosa utilizado há muitos anos no Brasil, que significa energia positiva. Esta frase foi o que descarregou aquela energia para desenvolver junto com meus clientes brasileiros, este projeto único localizado em Lima, Peru. O terreno árido, de esquina, com uma superfície de 500 m2, nos permitiu elaborar um projeto com uma síntese, atingindo uma economia formal, espacial e programática que abrigaria ou conteria as emoções e os desejos dos usuários.
Gerar uma nova paisagem vegetal, sobre o manto árido existente e incorporá-la em cada canto da casa, esperando que as plantas amadureçam e se tornem parte da arquitetura e de seu tempo, um valor essencial que sem dúvida foi o norte para desenhar um térreo muito aberto e diáfano, provocando uma Paisagem Social. Atmosfera que pode ser sentida, que gera pausa e contém a paz, em todos os seus cantos e ambientes.
Este espaço social principal se apoia em dois elementos estruturais, um é o eixo que contém o serviço, pátios internos e salão de jogos, materializado na parede de granito, que percorre todo o comprimento do terreno e na direção oposta, uma caixa menor, que contém o lavabo e a escada. Ambos os volumes cumprem a função de suporte e o primeiro pavimento pousa sobre eles, que definem as funções contidas e sua fluidez interno-externo.
O terraço, como espaço intermediário, se eleva e se estende por alguns metros a mais, sem telhado, gerando uma profundidade visual e de piso, ampliando suas possibilidades e flexibilidade de uso. Ele se torna então a plataforma de encontro para a vida social, onde a nova paisagem, a arquitetura e os usuários se fundem.
O pavimento superior abriga as funções tradicionais do mundo mais privado do descanso, os dormitórios e a sala familiar. A fachada principal, externa e interna, incorpora uma grande viga estrutural invertida que funciona como jardineira, o que permite a presença de vegetação do interior dos quartos e, junto com a luz filtrada de suas tramas de madeira deslizantes, gera um tom e movimento especiais em seu interior.
Finalmente alinhando todos os valores, funcionais, estruturais, programáticos, materiais e acima de tudo suas emoções, conseguimos uma arquitetura nobre, onde a massa expressa com o concreto, o calor da madeira, sua espacialidade e gestão da luz, se torna a matéria-prima para a materialização deste projeto com energia positiva. Axé.