-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 70 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: BRUMA, CIN, CLIMAR, Efapel, GLS2 CARPINTARIA, SANTO BANHO, Sanindusa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento intervencionado localiza-se no bairro da Mouraria, no centro de Lisboa. Caracterizado originalmente por uma matriz irregular e uma construção em madeira, que se encontrava bastante degradada e insalubre, incluindo zonas do tecto e paredes bastante deterioradas. A renovação obrigou a uma forte alteração estrutural na totalidade do apartamento.
Devido ao formato do apartamento, profundo e apenas dotado de duas janelas em cada extremidade, com divisões irregulares e pequenas, todo o espaço foi totalmente reorganizado de forma a ganhar luz natural e ventilação, em espaços essenciais e de permanência, como a sala e os quartos.
De forma a criar esta divisão de espaço, mais linear e apropriada a uma vivência contemporânea no apartamento, diminuiu-se o número de pequenos compartimentos e reorganizou-se a sua localização. A sala manteve-se virada para a fachada de rua, aumentada para o dobro com a remoção de uma parede de divisão com um antigo quarto.
Junto a esta, colocou-se uma kitchenette, num ponto central do apartamento que, juntamente com as duas instalações sanitárias, forma um núcleo de zonas húmidas, propositadamente colocado na zona com menor iluminação natural em todo o apartamento.
Já os dois quartos, um deles uma suite, ficaram ambos virados para a fachada a tardoz, eliminando todos os quartos interiores.
Desta forma, foi possível obter uma clara divisão entre os espaços sociais e privados da casa.