-
Arquitetos: Vapor arquitetura
- Área: 175 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Arthur Duarte
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto para uma nova cobertura em edifício existente na rua Amaral Gurgel, na borda da via elevada denominada de Minhocão pelos Paulistanos - potencial parque linear elevado no centro de São Paulo.
O Cora Restaurante, portanto, tem essa felicidade: a proposição de um novo uso às coberturas dos edifícios nas bordas imediatas do Minhocão, dialogando com essa possibilidade de uma centralidade de lazer para São Paulo.
A chegada de elevador à cobertura leva ao hall de entrada do restaurante, uma grande janela com vista a alguns prédios icônicos do centro da cidade, e um balcão de espera cravado no intervalo das áreas de operação do restaurante. De um lado, as vistas para a cozinha e do outro o bar, com franco diálogo ao terraço.
As áreas de produção organizam uma faixa central do restaurante que delimitam os fluxos a dois salões principais, tratados como varandas debruçadas à cidade. Um salão com cobertura retrátil na face sul, e o terraço na face norte com os assentos ao ar livre e visuais desimpedidas ao Minhocão e ao Centro.
Diante da analise sobre a estrutura do edifício existente, partiu-se para o emprego de estruturas leves e com as cargas encaminhadas em grande parte para a fachada perimetral do prédio. Uma estrutura metálica conformou o corpo principal da nova edificação, marcada pela sucessão de sheds na cobertura. Nos fechamentos externos e internos adotou-se sistemas tipo wire-frame com revestimentos variados em chapas cimentícias e chapeamentos metálicos.
A nova edificação desenha, portanto, este novo coroamento do prédio ali existente, anunciando este novo uso à cidade, estas novas camadas de ocupação dos seus edifícios.