-
Arquitetos: Atelier Marko Brajovic
- Área: 30 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Rafael Medeiros
Descrição enviada pela equipe de projeto. Estruturas ordenadas ocorrem a partir da natureza intrínseca das partículas constituintes para formar padrões simétricos que se repetem ao longo das direções principais do espaço tridimensional na matéria. Os triângulos e a triangulação são a essência da organização espacial natural das forças em equilíbrio dinâmico.
O tetraedro (uma forma de pirâmide com quatro lados, incluindo a base), é a estrutura mais estável e que preenche o espaço, na verdade o sistema estrutural básico mais simples da natureza. Buckminster Fuller explorou amplamente o sistema de tetraedros como “...o sistema mínimo do Universo, e ele acabou sendo, então, omni-triangulado e descobrimos que as estruturas são sempre trianguladas. Estrutura significa triângulo e triângulo significa estrutura, não havia outra estrutura estável polígonos. Portanto, o tetraedro acabou sendo o sistema estrutural mínimo do Universo."
A Casa Proa foi projetada pelo Atelier Marko Brajovic através um processo criativo inspirado em modulações triangulares em diferentes escalas e uma tipologia de casa na árvore. O 6x6x6 metros de volume triangular equilátero foi instalado na Praia do Rosa em Paraty, localizado entre uma mangueira, a tradicional casa colonial e uma grande rocha, num terreno íngreme à beira-mar. A redundância da geometria triangular na planta baixa e na seção, bem como no sistema de cobertura em tetraedro, promove uma estratégia estrutural e perceptiva. A arquitetura organiza um espaço compacto modulado em subtrângulos adicionais criando um padrão visual e de experiência do usuário tanto no espaço quanto nos acabamentos.
O quarto principal fica no centro, a cozinha atrás, e em triângulos laterais se compõem a entrada, e do outro lado, um banheiro. O terraço está na frente abrindo-se como uma proa para o mar e generosos bancos de 1m de largura envolvem os dois lados da casa.
Os móveis foram todos projetados especificamente para a casa, assim como as cortinas ressignificando as redes locais de pesca de camarão e as lâmpadas de parede feitas reciclando ralos de bronze para barcos. A casa, instalada sobre pilares estendidos seguindo um sistema estrutural vertical “ramificado”, comporta-se visualmente como uma árvore e a pequena construção praticamente flutuando na paisagem de plantas tropicais com acesso a uma praia particular.