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Arquitetos: Kennedy Nolan Architects
- Área: 895 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Derek Swalwell
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso trabalho é apenas o mais recente em uma ampla e diversificada gama de gestos arquitetônicos aplicados à neste local. Acreditamos que o significado particular da casa é como um híbrido incomum com uma expressão patrimonial de grande valor.
O projeto começou sua história como uma casa vitoriana policromada construída com tijolos locais, mas parece que houve adições subsequentes em estilos vitorianos posteriores e uma grande reforma em uma versão australiana patriótica do estilo eduardiano. A taxonomia não pode ser precisa porque a casa é claramente o resultado idiossincrático de uma imaginação febril, não perturbada por noções de correção estilística. O trabalho mais recente na casa foi realizado em uma reprodução abjeta, mas felizmente, a maior parte da valiosa história desta casa foi preservada quando começamos nosso trabalho.
Em termos de abordagem patrimonial, a nossa aspiração era equilibrar o imperativo arquitetônico de reapresentar a casa como um todo coeso e integrado contra a manutenção da legibilidade das suas várias iterações. Nosso método foi o primeiro a editar - removendo a reprodução da garagem eduardiana na frente da casa, bem como um volume comprometido na parte posterior. Um novo tecido foi gerado através da interpretação - encontrando uma expressão contemporânea visualmente compatível com o tecido patrimonial, mas evitando qualquer gesto completamente passivo - queríamos contar uma história sobre o patrimônio para que seus elementos interessantes pudessem ser vistos.
O elemento mais proeminente que projetamos foi o estúdio de ginástica (que também serve como entrada para uma garagem subterrânea para seis carros). Identificamos o significado da alvenaria policromática na casa existente, então a aplicamos como um plano (ao invés de decoração secundária). A entrada para o elevador de carros é revestida por um painel de cobre - reduzindo o material a uma superfície abstrata, referenciando o padrão no telhado de ardósia em um material intimamente associado ao tecido patrimonial. O efeito é tirar a ênfase do que é essencialmente uma porta de garagem e, em vez disso, apresentar uma composição de “amostras” históricas.
O novo volume na parte posterior da casa está isolado no local - nossa estratégia de fornecer a oportunidade máxima para se perceber a composição patrimonial nos arredores do jardim, mantendo assim o ideal da casa suburbana vitoriana/eduardiana com jardim. A exposição formal do novo volume também visa ampliar a compreensão do tecido existente. O monumental telhado original na cozinha - potencialmente uma sala de bilhar na sua origem - foi apropriado e multiplicado em quatro elementos na sobreposição do novo e do antigo.
Os telhados individuais são revestidos de ardósia e simplificados para enfatizar a abstração do gesto original. A investigação desta casa revela uma abordagem consistente para identificar o tecido patrimonial por meio da abstração e da transformação - mudando a escala, repetindo, isolando, reenquadrando. Isso é evidente a partir dos grandes elementos formais identificados aqui, desde os desenhos da janela até os detalhes da marcenaria.