Razões de construção
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Sala de Concerto está localizado na cidade de Jining, província de Shandong, cidade artística de Sushui Dengxiangu, perto do Dengxiangu Art Granary. O galpão é um pátio retangular rodeado por várias casas de pedra de telha vermelha, que antigamente eram usadas para armazenar grãos. A construção deixou a função de silo de grãos após o abandono da indústria, e foi absorvido pelo mercado cultural, transformando seu uso e tornando-se um Galpão Artístico. Depois de quase uma década de moagem cuidadosa, o celeiro tornou-se uma base de demonstração de revitalização de vilas nacionais. Com a implementação e promoção da estratégia nacional de revitalização rural, o espaço interno original do galpão já não conseguia atender às crescentes necessidades funcionais, pautando, então a necessidade de construir um novo edifício multifuncional no lado oeste, para atender de 300-400 pessoas.
Após uma pesquisa inicial e discussão com os proprietários, de acordo com as características artísticas do galpão, decidimos construir um edifício cheio de idealismo humano nas montanhas, a sala de concertos. Uma vez que o terreno do projeto está localizado entre o galpão artístico e a vila, na interseção de vários acessos principais, como a estrada do lado noroeste e a do lado sudeste, que é adjacente ao espaço público, a localização geográfica determina que a sala de concertos será a ligação entre o galpão de arte e a aldeia. Esperamos que a sala de concertos seja aberta, inclusiva e diversa e que, quando concluída, não apenas complemente as necessidades funcionais do galpão artístico, mas também se torne um espaço público aberto para que os moradores organizem várias atividades. Como explicamos a conexão entre salas de concerto e celeiros de arte? Como responder à relação harmoniosa entre a massa de construção e o ambiente natural? Que materiais de construção são selecionados? Com essas perguntas, projetamos no campo, extraímos nutrientes do campo e tentamos encontrar respostas.
As respostas
Celeiro redondo: a massa de construção geral e poderosa
A ideia da sala de concertos deriva da função original do galpão de arte: o celeiro. Em combinação com a situação de uso do solo, o local é respondido com uma massa de construção circular. A sala de concertos é como uma grande pilha de arroz, crescendo do solo, cheia de formas, preenchendo todo o local baixo. A mudança da realidade arquitetônica é unificada sob os grandes beirais contínuos, de qualquer ângulo ao redor pode-se ver o sentido de ordem e força da sala de concertos; Janelas grandes e pequenas em uma fachada de pedra pura são como um quadro de visão, que forma uma parede pulsante de notas que solidificam a música no edifício.
Enfatizar a integração interna e externa das funções arquitetônicas, tanto o espaço de atividades públicas quanto o espaço de comunicação, conveniente para o uso dos residentes locais
A localização geográfica e os requisitos funcionais deram ao layout do espaço da sala de concertos uma importante coesão. Na arquitetura, criamos um espaço centrado no palco, criando duas áreas de apresentações, uma interna e uma externa, que podem atender às necessidades de grandes performances internas e atividades de encontros, enquanto os grandes beirais recebem as pessoas externamente. O espaço cinza proporciona aos aldeões um ambiente fresco de verão e um espaço para as crianças brincarem.
Enfatize a localidade da construção, refletindo os materiais de construção e o estado real da vila
Considerando uma nova construção na vila, não queríamos que ela fosse estranha à realidade local, mas esperávamos que ela pudesse ser um prédio local. Assim, destacamos a natureza na construção, refletindo o real estado da aldeia no momento: nos baseamos na estrutura da aldeia para escolher a estrutura de aço comum para apresentar um grande vão na sala de concerto. Os materiais de construção foram locais e de fácil acesso, já que na aldeia há décadas as casas antigas são construídas em pedra, usamos pedra e telha verde. O novo edifício apresenta uma espécie de estado local: embora não seja perfeito, é relaxado o suficiente para ter afinidade com seu entorno.