Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na cidade de Nantong, província de Jiangsu, Haimen fica ao lado do Mar Amarelo no leste e do rio Yangtze no sul, de frente para Xangai, do outro lado do rio. Seu nome veio de "The Sea and River Gateway". Haimen representa a cultura Wu Yue e a cidade natal do cultivo do arroz na China. Por isso, foi o local escolhido para a obra do Centro de Exposição Agrícola Haimen Yungu. À semelhança de um grande número de investidores e arquitetos que se deslocaram para o campo nos últimos anos, a equipe de concepção deste projeto também se depara com a escolha histórica de regressar à terra natal ou de inovar.
Intertextualidade de Fang Cang Yuan Lin. O Centro de Exposições está localizado no extremo sul da cidade de Haimen Spring Breeze Lantian, a primeira fazenda ecológica da China. É cercado por caminhos entrecruzados, densas redes de água e recursos paisagísticos únicos. Ele também é o principal centro arquitetônico e espiritual da cidade. O motivo arquitetônico é derivado da imagem de "armazém" da civilização agrícola. Sua aparência é como uma caixa quadrada no campo, simples e atmosférica. O núcleo interno é um silo circular, representando um "armazém quadrado e pátio redondo", o que não só representa o conceito milenar da agricultura mas também se aproxima da construção da nova era.
O projeto rompe com o conceito convencional de "camada" na estrutura: quatro caixas quadradas de concreto circulando ao redor do átrio escondem os principais componentes de tensão no espaço e a placa dobrada do telhado forma uma grande área de janelas no último andar, percebendo a pureza da forma arquitetônica. Além disso, o contexto regional tradicional e o estilo de vida moderno se misturam aqui.
Jornada das Sementes. A equipe do projeto procurou incluir a vastidão da natureza no núcleo da edificação. Portanto, o projeto maximiza o impacto" do "celeiro rural" e escava um espaço circular de quatro andares no centro. O silo circular é introduzido com iluminação e ventilação naturais. Como um museu-semente, ele fornece ao público um local para exibir, comunicar e compartilhar e, naturalmente, torna-se o núcleo espiritual de todo o volume. Na caixa quadrada branca, a estrutura de encaixe dissipa a "divindade" do espaço com a cor e o toque da madeira antiga, tornando o celeiro aconchegante e agradável.
As escadas giratórias abertas conectam as várias funções do volume na direção vertical. Subindo as escadas, os visitantes sentem que estão entrando em uma "jornada da semente" cuidadosamente planejada, com seu desejo de observar e explorar constantemente estimulado. Ao mesmo tempo, as duas escadas interiores e exteriores formam uma linha móvel de observação paralela, contemplando a paisagem pastoril, os volumes envolventes e as atividades internas do pavilhão agrícola. Os visitantes podem entrar diretamente na área de demonstração e na área de exposição agrícola pela abertura oeste através da ponte sobre o sistema de água artificial. Eles também podem chegar à rua comercial planejada no lado norte do centro de exposições através da plataforma do segundo andar, remetendo ao modelo aplicado na cidade do "duplo primeiro pavimento".
Ordem do Espaço Virtual e Real. A forma da edificação é simples, a superfície é leve e o fundo é de vidro puro. O exterior é feito de material UHPC (concreto de alta performance) com alta resistência e durabilidade. Este material de baixa porosidade é tão quente quanto pedra, o que destaca a forma e as linhas do próprio volume. Desde longe, possui arestas e cantos agudos e, olhando de perto, é macio e nebuloso. A tênue sensação de permeabilidade confunde a fronteira entre o edifício e o ambiente. O contraste visual entre o edifício e a parede de cortina de vidro inferior explica vividamente as relações entre fechamento e permeabilidade.
A fachada da edificação possui um fundo trançado de esteira tradicional do celeiro. O telhado é inclinado como um vento soprando a onda de trigo. As aberturas apresentadas na composição da superfície foram repetidamente deliberadas pela equipe de projeto, correspondendo a um espaço interno importante e voltado para a melhor paisagem externa. A superfície oca e a janela introduzem luz e sombra, adicionam aura ao espaço interno, criam uma rica experiência sensorial e expandem virtualmente o espaço físico do volume. Os prédios aparentemente fechados e introvertidos dão às pessoas a oportunidade de participar do crescimento orgânico do ambiente por meio da comunicação e interação interna e externa.
Conclusão. Hoje, com o renascimento da cultura tradicional, a equipe de projeto adere a uma atitude dialética e crítica, sem se mover para o nostálgico "retro regionalismo" em um sentido estrito ou para o internacionalismo na tendência geral da globalização. Em vez disso, a equipe construiu uma edificação poética entre os caminhos pastorais e recuperou o gene da sabedoria na herança de Wu e Yue. Com um lugar espiritual para armazenar cultura, colocar emoções e condensar valores, a equipe de projeto colocou em prática o regionalismo crítico.