-
Arquitetos: Studio Gameiro
- Área: 400 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Tiago Casanova
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Cliente procurou adicionar uma nova clínica ao seu grupo de clínicas já existentes, focada exclusivamente em fisioterapia e longevidade. Tratamentos inovadores são oferecidos não apenas para a prevenção de doenças, mas também para melhorar a qualidade do corpo e da alma para uma vida mais longa e mais saudável. "A vida bem vivida é longa", disse certa vez Da Vinci, e é este ethos que a clínica espera que seus clientes abracem plenamente.
De uma grande e bem iluminada área de recepção e espera, há duas unidades operativas principais, cada uma com suas próprias áreas complementares. Um espaço aberto para fisioterapeutas tem salas de tratamento adjacentes e um espaço de medicina integrativa inclui seis salas de consulta e um estúdio de yoga que pode se transformar em uma sala de conferência.
O conceito está relacionado ao casamento de uma medicina holística moderna com uma inovador processo de diagnóstico. O projeto é retro-futurista, aliado às influências do design progressivo e ficção científica dos anos 60 e 70. Há um aceno à às origens da indústria moderna de bem-estar da Califórnia, mas o uso de formas orgânicas, cores terrosas e quentes, texturas suaves e uma liberdade de fluxo proporcionam uma contrapartida às tensões sociais e ambientais modernas. O uso de plantas oferece uma tela de privacidade para as janelas dianteiras, além de trazer frescor e valorizar o caráter natural e orgânico dos espaços.
Além disso, Fátima, onde a clínica está localizada, é um destino de peregrinação conhecido mundialmente pela reza e meditação. Através do projeto, quisemos ampliar essa atmosfera pacífica e experiência de cultivar internamente. A maior parte dos móveis foi feita sob medida para esta clínica. As cadeiras da sala de espera, chamadas Capsule, foram uma colaboração com a designer têxtil Teresa Gameiro. Formas geométricas simples foram trabalhadas com tecidos reciclados locais, para fornecer uma "cadeira-trono" confortável e distinta, reforçando a idéia da singularidade de cada paciente.
O paciente espera dentro de sua própria cápsula, pronto para embarcar em uma viagem de autodescoberta. As cadeiras se alinham na sala de espera, antes de tudo para desfrutar da luz natural das grandes janelas e da tela de privacidade de plantas, mas também realça o sentimento futurista, como se estivesse a bordo de uma nave espacial pronta para explorar reinos desconhecidos.