-
Arquitetos: Wiesebrock Architecture
- Área: 180 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ben Hosking
-
Fabricantes: Big Ass Fans, Laminex, Masson for Light, Nectre
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Bellbrae, localizada em Bellbrae na Austrália, é a realização de um sonho de casa para sempre que serviria aos seus proprietários e, ocasionalmente, à sua família estendida, enquanto eles desfrutam de seus anos de aposentadoria neste local tranquilo entre Torquay e Anglesea ao longo da costa de surfe de Victoria.
O projeto da Casa Bellbrae começou como uma reforma, uma adição à casa existente no terreno rural de cerca de 10 acres. No entanto, após uma investigação mais aprofundada, a casa foi considerada inviável devido às más práticas de construção do edifício original datado dos anos 1970, incluindo o uso de postes refletores roubados. A nova casa se encaixa na projeção da existente, respondendo às restrições do local, incluindo a manutenção de galpões de feno, entrada de automóveis, piscina e cercas para cavalos.
A principal resposta do projeto ao briefing foi criar dois pavilhões separados por um grande deck. O pavilhão principal é uma casa de um quarto onde os clientes vivem no dia-a-dia e é a primeira forma vista a partir da entrada. Os espaços de estar, cozinha, sala de jantar e quarto neste pavilhão estão virados a norte e abrem para o deck. Os espaços de serviço ao sul incluem um acesso de serviço, a sala de arreios e lavanderia, despensa e salas de banho privativas.
O segundo pavilhão, menor, abriga dois quartos de cada lado e um banheiro compartilhado e uma cozinha compacta na entrada. Este pavilhão separado visa proporcionar aos filhos e netos visitantes um espaço próprio que pode ser separado da casa principal para poupar energia e minimizar a limpeza. Também é usado como retiro para trabalho quando as crianças não estão, permitindo que o cliente saia de casa para fazer seu PHD. O posicionamento deste pavilhão esconde os tanques de água e galpões do pavilhão habitacional principal, permitindo ainda uma orientação norte.
O deck é o principal ponto de entrada informal e oferece vistas do vale e da fazenda e é um palco para a vida ao ar livre e entretenimento durante todo o ano. Para que este projeto fosse bem-sucedido, foi adotada uma abordagem de Triple Bottom Line. O casal estava aposentado, então não havia espaço para estouros de orçamento ou manutenção futura cara. A casa precisava funcionar socialmente para duas pessoas, três famílias ou um casamento para 100 convidados. Também precisava responder à profunda apreciação do cliente por preservar o meio ambiente natural e usar menos, incluindo a reutilização de itens recuperados da casa existente.