-
Arquitetos: Unemori Architects
- Área: 134 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Kai Nakamura
-
Fabricantes: Daiko, Talking about Curtains
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Takaoka, Japão, o escritório de arquitetura japonês UNEMORI ARCHITECTS concluiu uma casa térrea inventiva e inteligentemente estruturada, chamada Casa em Takaoka, projetada para resistir a condições climáticas severas. Localizada na província de Toyama, onde invernos rigorosos trazem neve profunda, poucas horas de luz do dia e alta umidade, a casa foi construída sobre palafitas para evitar inundações, permitir a circulação de ar e se preparar para o acúmulo de neve. Dividida em três volumes, a casa térrea apresenta janelas grandes e habilmente posicionadas que permitem o máximo de luz natural enquanto estão de frente para as casas vizinhas. Com a Casa em Takaoka, a UNEMORI ARCHITECTS apresenta uma solução arquitetônica para áreas ameaçadas de enchentes com condições climáticas difíceis, ao mesmo tempo em que cria uma casa atraente, iluminada e confortável para uma família de quatro pessoas.
Projetado para climas adversos
Localizada na região de Hokuriku, no norte da ilha principal do Japão, conhecida por suas condições climáticas adversas, esta casa foi construída em um terreno profundo no antigo distrito de Takaoka, com uma casa vizinha e um armazém adjacente à propriedade ao norte e ao sul. Contatados por um casal com filhas pequenas, a UNEMORI ARCHITECTS foi convidada a construir uma casa luminosa e confortável com pátio fechado.
Os arquitetos reagiram aos desafios impostos pelas enchentes do rio, bem como às condições adversas de inverno, como neve profunda, poucas horas de luz do dia e alta umidade, elevando todo o edifício a 0,7 metros do solo. O edifício térreo é organizado em três blocos e soma 112m², foi colocado sobre palafitas para evitar inundações, preparar para o acúmulo de neve e permitir a circulação de ar para o pátio e áreas circundantes.
A UNEMORI ARCHITECTS alterou a posição de cada sala, especificando diferentes alturas de piso e elevando ou abaixando o telhado para visualizar espacialmente as distâncias e relações entre as várias salas. Por exemplo, o corredor é construído mais perto do solo, parecendo um "engawa", a faixa de borda do piso sem tatame, contorna as casas japonesas tradicionais. O quarto das crianças foi construído flutuando no ar como um deck de observação, enquanto a sala de estar tem vista para uma extensão de terra e céu ao mesmo tempo. Todas as janelas são posicionadas de forma a permitir a entrada de luz e ar, afastando-se das casas vizinhas.
Estrutura e Materiais
A UNEMORI ARCHITECTS projetou a casa em concreto armado e madeira para o interior. Para a estrutura, foram utilizadas colunas de concreto armado que sustentam as vigas de madeira do telhado. Os pisos são suspensos nas vigas do telhado, deixando a parte inferior do edifício aberta, criando assim uma linha de visão por baixo. As colunas redondas lembram postes de serviços públicos, grandes vigas que cruzam os quartos, bem como colunas finas de suspensão de aço ocasionais. Membros estruturais de diferentes materiais e escalas se cruzam horizontal e verticalmente, e a casa parece flutuar acima da extensão do solo, embora certamente permaneça firme.
Construir a casa elevada sobre palafitas e sem alicerces deixa um espaço aberto para novas modificações, oferecendo uma gama de possibilidades para o futuro.