-
Arquitetos: güey studio
- Área: 77 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Eduardo Mendoza
-
Fabricantes: Arkiramica, Gree, Pinturas Berel, USG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no contexto de uma praça de 50 anos no centro da "Velha Vallarta", a Farmacia Del Río Consultorio + Medicina é o início de uma nova franquia de farmácias que se espalhará por diferentes partes de Puerto Vallarta.
A inspiração para o projeto vem de uma aproximação com o tradicional, combinada com uma nova perspectiva, que busca a expressão do interior para o exterior, com um conceito de cores vibrantes e marcantes, incomum em termos de tipologias de saúde na cidade.
Começando pela parte exterior, a fachada se mistura com o entorno a partir de seus materiais locais que proporcionam textura natural e cores coerentes para manter uma imagem urbana geral. No interior, a fim de trazer uma sensação de humor e alegria a um espaço de outra forma monótono, uma gama de cores é implementada para gerar interesse visual, bem como um humor confortável.
Com o objetivo de atrair a atenção do pedestre, o uso das cores no interior se estende para a fachada através de uma janela tipo aparador, situada na borda da calçada, que permite ao espectador e ao transeunte experimentar o espaço interno a partir do exterior, além de captar a maior quantidade possível de luz natural durante o dia e, à noite, atuar como uma grande vitrine iluminada.
Para a área da farmácia, predomina a cor azul no espaço privado, separando-o do público, e enfatizando-o ainda mais com a disposição dos móveis principais em um tom contrastante. As prateleiras feitas de madeira servem a ambas as áreas e evidenciam o grão natural da madeira, inspirado na naturalidade das lojas de medicina botânica.
Por outro lado, a pequena cozinha procura se destacar por sua composição em cores primárias e um padrão de trama simples, perturbando a continuidade do espaço criado pelos corredores e gerando uma área divertida que diferencia seu uso do restante do espaço. Tanto na cozinha quanto no resto do estabelecimento, a iluminação neutra foi fundamental para destacar os padrões e as cores sem modificá-los visualmente.
A farmácia e o consultório são espaços comuns, mas com funções e atividades diferentes, por isso são separados por duas entradas principais, ligadas por um foyer acessível para pedestres e para pessoas com deficiências.
Considerando a dinâmica da sala de espera, a colocação correta das cores era primordial para criar sensações que permitissem ao usuário desfrutar do espaço. Com amarelo representando energia, força e felicidade, azul simbolizando serenidade e calma, e finalmente, rosa para a simpatia e doçura.
Em contraste com uma sala de espera colorida e animada, temos o consultório, um espaço tranquilo focado no cuidado com a saúde. Ele foi pensado em uma cor que evoca o simples e puro, sendo pintado totalmente branco, com toques de cor nos móveis para manter a congruência com o conceito principal.