-
Arquitetos: AndrénFogelström
- Ano: 2021
-
Fotografias:Clément Morin, Brendan Austin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma série de esferas para brincar, escalar e se esconder em um parque público de Estocolmo. Vårbergstoppen é uma colina construída nos subúrbios da cidade. A paisagem artificial foi criada na década de 1960, a partir do volume de terra da construção das novas linhas do metrô. O arquiteto paisagista da cidade Holger Blom liderou o trabalho de criação dos dois picos artificiais, que cercam uma cratera perfeitamente redonda com um diâmetro de 100 metros.
As geometrias perfeitas da paisagem construída serviram de inspiração para o nosso trabalho, projetando uma torre de observação de pássaros, mirantes, placas e equipamentos infantis para o parque público. À medida que os subúrbios de Vårberg e Skärholmen estão sendo densificados, a cidade de Estocolmo transforma a paisagem em um parque com atividades para todos. Próximo da entrada do parque encontra-se um novo playground, destinado a crianças de todas as idades.
Uma grande esfera laranja pousou sobre a encosta íngreme da colina. O volume parece estar rolando, mas foi ancorado ao solo. O metal perfurado filtra a luz externa durante o dia, e à noite o interior iluminado deixa escapar um brilho suave. No inverno as esferas servem como ponto de partida para a encosta de trenós, e no verão como destino para os pequenos escaladores da colina.
As crianças menores do playground podem se esconder em três esferas menores, feitas de madeira maciça e colocadas em uma altura segura de escalada. Uma esfera tem um escorregador, outra tem um banquinho e pequenos orifícios para espiar o exterior. As esferas de madeira foram usinadas a partir de pedaços sólidos de abeto feitos por uma grande fresadora CNC. O interior foi pintado de laranja com tinta a óleo de linhaça e o exterior foi tratado com óleo de linhaça para suportar as adversidades do inverno sueco.
O projeto foi realizado em colaboração com Land Arkitektur, responsável pelo paisagismo do parque infantil.