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Arquitetos: Rural Culture D-R-C
- Área: 42 m²
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Fotografias:Haian Guo, Gang Xiang
Descrição enviada pela equipe de projeto. A vila de Shang, localizada na cidade de Jixi, na província de Anhui, China, é um povoado tradicional nacional e uma vila histórica e cultural, onde muitos fãs de fotografia são atraídos pela paisagem. As montanhas são lindas, no entanto, as estradas são difíceis e íngremes. Sem quaisquer recursos, a aldeia é pobre e está esvaziando, com um grande número de edificações tradicionais requintadas abandonadas sem reparos, resultando em sérios danos. Uma série de atividades artísticas em que estamos envolvidos na aldeia procura injetar uma nova vitalidade nas casas antigas e precárias e explorar uma forma importante de reviver as aldeias tradicionais remotas. Portanto, a equipe de projeto tem realizado muitas implantações criativas, sem nenhum financiamento, mas com a participação dos moradores, com isso, um grande número de práticas sociais e atividades artísticas têm sido realizadas.
A fim de fornecer aos artistas um local de trabalho e atrair mais artistas e designers para participarem de Shang Village, dois modelos foram construídos em antigas estruturas danificadas: Galeria de Arte Time (modelo 1) e Pavilhão Grain-basking (modelo 2). O primeiro é utilizado para expor obras de fotógrafos e artistas, e também como local de encontros e comunicações. O último é usado para coletar obras e registrar eventos históricos na aldeia. O custo de cada obra deveria ser limitado em $15.000, por isso, as principais máquinas e equipamentos modernos não puderam ser usados. Os volumes foram adequados para construção manual pelos moradores e os materiais fáceis de limpar e manter, o custo de operação minimizado, bem como, as novas partes apropriadas aos estilos da aldeia tradicional e à não destruição da atmosfera rural.
Modelo 1: Galeria de Arte Time para resistência à força lateral. O tempo, mencionado nas antigas escrituras, é uma bela aquisição. A Time é um lugar para registrar a vida e a arte, que fica entre o galpão de Bambu, o corredor em forma de "U" e o ateliê, apenas um lado está aberto. Portanto, a principal dificuldade é a instabilidade dos edifícios periféricos. Resistir eficazmente às forças horizontais das paredes antigas em ambos os lados e manter uma boa rigidez nas fissuras é o problema chave que deve ser resolvido.
Para isso, é adotado um sistema de estrutura nuclear seguro, que não tem raízes no solo. Uma estrutura de pequenas colunas e vigas densas, que são de aço quadrado de apenas 50 mm com um intervalo de 1 m, suporta o novo telhado leve. As vigas são devidamente removidas do caminho e das escadas para permitir um espaço de passagem de 1m de largura e 2m de altura. Toda a estrutura de aço tem boa integridade, como uma cabine de segurança, que está embutida nos antigos edifícios residenciais.
Para economizar energia, o volume é um espaço semifechado, com a abertura voltada para a posição do corredor em forma de "U", por onde o vento pode passar. A galeria é, então, resfriada ou aquecida pelo vento do corredor, que é quente no inverno e fresco no verão. O telhado é coberto por um sombreamento externo de metal para evitar a luz solar direta no verão. O material do invólucro é uma placa solar oca, que possui um bom desempenho de isolamento térmico. Ao mesmo tempo, o bambu e os materiais tecidos pelos moradores são adicionados entre as placas de proteção solar.
É um velho ditado na província de Anhui que a água dos quatro lados deve retornar para o quintal. Portanto, um pequeno pátio é projetado dentro do edifício. O quintal é coberto por grama e bambu. Existem plantas verdes dentro dos volumes também. Entrando na sala, avistam-se os pavimentos superior e inferior. O nível superior é um corredor circular, basicamente suspenso pela estrutura do telhado; No inferior, quatro colunas de madeira são mantidas na posição original para comemorar o espaço do passado.
A estrutura e as paredes são tão simples e puras que se torna um problema instalar as luzes. Como o ambiente não pode receber iluminação direta, instalamos lâmpadas nas paredes do vizinho, portanto, a iluminação de todo o volume é instalada nas paredes, e os materiais transparentes funcionam como um 'abajur'. Para reduzir a carga do telhado, foram adotadas placas de metal perfuradas especiais, cujas formas ocas são semelhantes às telhas tubulares. A luz é transmitida e refratada através das placas perfuradas, com um belo efeito que é a compreensão e interpretação do 'tempo'.
Modelo 2: Pavilhão Grain-basking para resistência à pressão vertical. A aldeia de Shang tem uma longa história e uma organização não governamental chamada ‘Associação de coleta de grãos’, que é semelhante à uma primitiva seguradora, ou seja, coleta os grãos excedentes de cada família e os distribui aos aldeões durante períodos de fome. A Associação desempenha um papel importante na governança social e na organização de todos os moradores. No Grain-basking os trabalhos de todas as famílias e artistas são reunidos para somar a força da arte e da cultura, fornecendo energia para o desenvolvimento da vila.
Diferente da localização da Galeria de Arte o Pavilhão é aberto a qualquer força horizontal. O telhado é pequeno e coberto por telhas de estilo chinês, iguais às das casas circundantes. Para economizar dinheiro e materiais, o pavilhão é construído na mesma estrutura da galeria, mas suportar a carga vertical é o principal problema que deve ser resolvido.
O Pavilhão é um volume muito pequeno, que não tem colunas e vigas densas. Para reforçar a capacidade de suporte vertical, uma prateleira de aço foi colocada no centro do volume, como um núcleo, o que não só aumenta a rigidez da estrutura, mas também fornece suporte para o telhado.
A prateleira de aço fornece um átrio ensolarado, de dois andares de altura, onde a luz do dia pode ser vista e o ar pode circular. As condições físicas são adequadas para guardar obras de artistas e livros. A conexão vertical é uma escada íngreme de madeira. O Pavilhão é o lugar para aquecer os grãos, então, usamos pequenas contas coloridas em vez de grãos dentro dos painéis, criando cores marcantes.
O experimento com estrutura de aço leve é mais como um dispositivo do que um volume, mais como uma emenda do que uma nova estrutura, com custo e construção não muito elevados. Trabalho seco, espaço temporário e experimental é fornecido. Esta intervenção leve oferece uma possibilidade de um método construtivo menos ofensivo ao ambiente. A estrutura se parece com andaimes ou dispositivos de proteção, o que abrirá mais possibilidades quando mais fundos forem obtidos no futuro.