-
Arquitetos: AR Arquitetos
- Área: 200 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ruy Teixeira
-
Fabricantes: Etel Design, Pedra de Esquina, Pratikline
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma desse apartamento localizado no Itaim buscou recuperar as geometrias dos espaços antes muito seccionados por paredes e acabamentos robustos, o que resultava em transições de ambientes pouco sutis, dando a sensação de um ambiente escuro e pequeno.
Dois são os elementos que marcam a nova geometria do espaço central do apartamento: o painel de madeira e o volume da caixa do elevador. Dessa forma, criamos um quadrado dentro de um quadrado, onde toda a circulação do apartamento se concentra. O painel de madeira que delimita e abraça a sala funciona como um elemento articulador, dando acesso à área privativa de um lado e à área de serviço do outro. A modulação desse painel permite que as aberturas sejam mimetizadas à estrutura, seja por portas pivotantes ou aberturas deslizantes coplanares que integram a cozinha à sala de jantar, expandindo o volume original da sala.
A sala então é o ambiente central do apartamento. Os elementos que a compõe são, portanto, elementos de extensão e continuidade. O encontro entre o piso de granilite e o carpete marca a transição da sala de jantar para a de estar, exaltando os dois materiais de forma equilibrada para garantir a fluidez entre os espaços. Já o sofá ocupa toda a extensão da janela, dando a continuidade e unidade para a área da sala em relação à mesa de jantar e o painel de madeira.
De um extremo ao outro do mesmo sofá temos estipulados dois ambientes: O bar e o estar, um ambiente, dois usos. Essa segmentação sútil dos ambientes que compartilham o mesmo espaço acontece também devido à cúpula de gesso sobre o estar, aumentando o pé direito da sala e revelando um espaço impalpável dentro da nova geometria do apartamento.