-
Arquitetos: Pascali Semerdjian Arquitetos
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ricardo Bassetti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em São Paulo, em uma rua rodeada de edifícios corporativos, projetamos esse espaço para um jovem casal que pretendia ter um apartamento com ares de casa. Uma das particularidades deste projeto é a forma como os espaços internos podem ser conectados com o ambiente externo através de portas de correr: a grande varanda transforma-se em uma sala de estar rodeada por um jardim tropical.
A cozinha externa, coberta por uma pérgula de vidro e concreto, é o espaço preferido para a reunião de familiares e amigos. O protagonista desse espaço é um elemento especialmente criado para esse projeto : uma nova versão do conceito “do campo à mesa”, onde em uma das extremidades dessa mesa e servindo como apoio, temos um vaso com ervas e especiarias que aflora do tampo de madeira rústica.
A laje de concreto original foi mantida aparente e se destaca das paredes brancas da sala de estar enfatizando-as como volumes independentes. A caixa branca logo à entrada, acolhe uma chapelaria em frente à porta de entrada e um apoio de madeira que percorre grande parte das paredes da sala serve ora de banco, ora de apoio para a estante de TV ou caixa de discos.
A suíte master também foi integrada à outra varanda, abrigando sala de leitura, bancada de trabalho e mesa de maquiagem. O banheiro principal, através da banheira em pedra branca, se conecta à varanda por uma janela de vidro deslizante. O mobiliário é parcialmente projetado pelo nosso estúdio (mesas laterais e sofá) e parcialmente adquirido em antiquários europeus.