-
Arquitetos: mube arquitectura
- Área: 3902 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Alexander Bogorodskiy
-
Fabricantes: Anicolor, CASTELHANO & FERREIRA, CLIMAR, Celenit, Daikin, Forbo, Leds-C4, MPG, Orona Pecres, Panasonic, Philips, Somfy
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Nova Sede e Armazém da empresa Aníbal Cristina situa-se em Pousos, Leiria, na proximidade do acesso à A1. O terreno tem uma área total de 53.589,00 m2, insere-se em cadastro alongado com uma extensão aproximada de 720,00m e largura variável de 12 a 150m, sendo a sua maior dimensão orientada a Sudoeste/Nordeste.
O local possui um coberto vegetal arbóreo constituindo mata, onde predomina o pinhal e o eucaliptal, inserido em Rede Natura.
A proposta arquitetónica resulta das premissas programáticas como das possibilidades plásticas do betão, enquanto substância material, e “know-how” da AOC, na sua atividade, projeção e estabilidade.
O programa constitui-se por escritórios, armazéns e garagens, assim como um parque exterior onde se inclui um campo de ténis, um lago e um circuito de manutenção pedonal e ciclável.
A pretensão contempla uma edificação subdividida em dois programas distintos: dois pisos de escritórios com entrada a sul e um piso de garagem/arquivos (onde se localiza ainda uma sala de formação em anfiteatro com 100 m2) com abertura a poente.
A esta construção anexa-se um armazém encastrado no terreno a uma cota inferior com abertura também para poente. Deste modo, temos dois pisos acima da cota de soleira do edifício e dois pisos abaixo, estando estes últimos implantados em gaveta de modo a terem acesso direto ao exterior, nomeadamente o piso -1 e o piso -2.
O espaço exterior incorpora uma via de acesso ao edifício e áreas de parqueamento e manobra dedicados a cada componente funcional.