-
Arquitetos: Play Arquitetura e Design
- Área: 500 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fran Parente
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é o terceiro projeto que fazemos para a marca mineira de tricô Coven. Enquanto as primeiras lojas se destacavam pela radicalidade e minimalismo, esta última é resultado da revitalização de uma antiga casa de 500,0 m2, localizada no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. Pelo briefing dado pelo cliente, o clima de casa deveria permear o novo espaço comercial, para que a experiência dos clientes e visitantes fosse marcada pelo acolhimento e hospitalidade.
Essa atmosfera foi alcançada a partir da manutenção da tipologia residencial do imóvel, composta por volumes cobertos por telhados cerâmicos, e pela conservação de outros elementos da arquitetura original, como os pisos de madeira, os azulejos tradicionais e a principal delas: a cozinha como ponto central da casa - agora aberta com grandes portas de correr.
Por outro lado, os espaços internos e a imagem geral da loja deveriam refletir a contemporaneidade da marca. Espaços maiores foram criados com a abertura e ligação de quartos e banheiros; a caixilharia original foi substituída; um novo guarda-corpo foi proposto para a escada interna. O assoalho de madeira original da área expositiva da loja foi pintado de branco para ressaltar os produtos.
As antigas grades foram retiradas para que o jardim frontal fosse um prolongamento da calçada e uma nova fachada foi desenhada, com destaque para a escada de concreto que configura o acesso principal à loja. A garagem - mantida para estacionamento de clientes – foi revestida internamente com lambris de madeira. Um pequeno elevador para portadores de necessidades especiais foi instalado na lateral do volume central da casa, posição definida para minimizar mudanças estruturais. O volume criado por ele por sua vez, foi camuflado entre duas novas paredes que também configuram o pátio interno de chegada à loja.
No pavimento superior foram criados quatro ambientes autônomos para atender funções diversas, como sala de exposição, peças em promoção, ambiente para parcerias com outras marcas e provador. O arredondamento dos cantos e a iluminação indireta ao longo de todo o perímetro, criaram a unidade e a linguagem desejadas para estes espaços complementares.
Outros elementos como as araras e o mobiliário expositivo, de ferro preto, madeira natural e vidro, se contrapõem às cores utilizadas no espaço – branco, creme e azul - e reforçam a imagem contemporânea da nova loja. Complementando a arquitetura a comunicação visual da marca foi inteiramente renovada pela Hardy design.