-
Arquitetos: Arkham Projects
- Área: 1028 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Yoshihiro Koitani
-
Fabricantes: Cemex, MIDO, Millet
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto para desfrutar Yucatan, seu céu, seu vento e sua vegetação. A propriedade é impactada pelo espaço construído em apenas um quinto de sua extensão, sempre deixando o espaço livre e a flora como protagonistas. A casa é totalmente aberta ao norte e sul para gerar conforto térmico em todos os espaços e vistas para a vegetação circundante, o que gera uma barreira verde em todo o terreno, e como consequência, uma privacidade absoluta para os usuários em cada espaço, em todos os momentos.
A Casa Akúun, ou em espanhol “Casa Álamo”, é uma casa com quase setenta metros de comprimento virtualmente dividida por uma árvore desta espécie que se encontra em um pátio fechado entre as áreas públicas e privadas da casa. Parte da intenção da casa é poder imitar o interior com o exterior, esquecendo as barreiras e garantindo que ela possa ser percorrida de um lado para o outro com total liberdade.
O terreno tem a característica de ser contíguo a três vias, o que permitiu ao projeto ter dois acessos totalmente opostos, tanto na localização como na experiência de utilização. O primeiro é o do dia-a-dia, onde se localiza a garagem e o acesso às zonas privadas da casa, na parte sudoeste da casa, espaço rodeado de vegetação de todos os ângulos, onde uma passagem verde permite acolher quem nela habita, abraçando e deixando a cidade para trás. O segundo acesso é o social, pela parte nordeste, que também tem um percurso pela vegetação pré-existente, mas em espaços mais abertos, o que permite a possibilidade de observar a casa à distância. Este percurso termina com uma grande árvore Guanacaste localizada junto à esplanada de acesso, a antecâmara exterior do espaço social.