Descrição enviada pela equipe de projeto. O Conjunto Habitacional Ananda é um complexo de 13 casas geminadas de 210,00 m² cada, localizadas em Mérida, Yucatán, construído em um terreno de 2.215,00 m². É desenvolvido em uma volumetria uniforme seccionada por aberturas que acomodam conjuntamente acessos de pedestres e garagem. Contrastando por meio de materiais e texturas gerados a partir da geometria de triângulos tridimensionais, que juntos criam o padrão da flor da vida, uma fachada ventilada proporciona sombra, privacidade e ventilação e é controlada por meio de perfurações em escalas diferentes.
O acesso principal é feito por um corredor baixo que, ao passar, dá acesso à sala de jantar de pé direito duplo, gerando um efeito de compressão e abertura para descobrir o espaço. A norte, a fachada abre-se de forma ousada com uma janela de pé-direito duplo que proporciona iluminação natural e nova ventilação, aproveitando os ventos dominantes vindos do norte e do nordeste. Na parede lateral deste amplo espaço existe uma escada estreita que dá acesso a dois quartos situados no piso superior, um deles com janela triangular que se abre para o interior deste pé direito duplo.
O quarto principal está orientado a sul, ligando-se a esta fachada ventilada que funciona como um "colchão térmico" para amortecer a radiação solar, procurando sempre manter a temperatura interior fresca e otimizar a ventilação. O projeto procura refletir um ambiente elegante, natural e moderno, pelo mesmo motivo se utiliza uma paleta de materiais naturais, leves e frescos, proporcionando ao espaço amplitude e conforto.