-
Arquitetos: SAKUMAESHIMA
- Área: 92 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Satoshi Shigeta
-
Fabricantes: IOC, Lonseal Corporation, Nagoya Mosaic-Tile
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreo está localizado na parte norte da cidade de Yamanashi, cercado por vinhedos, com uma vista panorâmica da Bacia de Kofu e do Monte Fuji. O edifício localiza-se num recanto do terreno com uma área total de 920 m², sendo composta por 470 m² de área disponível para construção e 450 m² de área para vinha. Trata-se, portanto, de um edifício de madeira de dois pisos com uma área total de 123 m² e uma área de construção de 92 m².
Os proprietários são uma família de quatro pessoas, um casal de 30 anos e dois filhos de 3 e 1 ano. O edifício foi proposto como uma espécie de objeto que pode ser mutável à medida que a família cresce. O edifício foi planejado para poder se desenvolver em torno de uma configuração flexível.
A planta é baseada em uma grade de 2.730 mm, e toda a estrutura é composta por colunas e vigas de madeira. Conforme o ciclo de vida da família muda, a configuração das salas e a localização dos objetos podem ser alteradas. Esta grade permite a renovação de paredes e outros elementos.
Embora isso seja comum na arquitetura tradicional japonesa, acho que essa estrutura é muito adequada para as mudanças e a velocidade da vida moderna. A forma do edifício e o desenho do exterior foram pensados para serem simples, sem esquecer que os protagonistas são a família que ali habita. O desenho da forma e do exterior do edifício é simples, tendo em atenção que é a família que aí vive que desempenha o papel principal, valorizando assim o fluxo da vida.