Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa térrea é um luxo para uma cidade como São Paulo, cuja pressão imobiliária leva quase sempre se construir o máximo permitido para o lote. Pensando nisso, este projeto de reforma parte da exploração dessa virtude que nos é dada a princípio.
O projeto de reforma propõe uma limpeza visual e luminosa, porém mantém a casa térrea. Como atos principais, abre o lar para os poucos recuos existentes, integrando-os ao espaço interno. Para isso foram retirados o telhado de fibrocimento e os beirais, foi retirada também a “sala de almoço”, transformando-a em um jardim interno. Internamente foram derrubadas paredes, integrando praticamente todos os ambientes. Uma nova escada, leve e vazada dá acesso à nova cobertura, agora um jardim que desfruta da paisagem e do pôr do sol. Com a retirada do telhado também foi possível lançar mão de aberturas zenitais, o que traz uma qualidade de iluminação e ventilação muito boa aos ambientes.
Toda a casa agora gira em volta do pátio/jardim interno, todos os ambientes têm vista para este jardim: cozinha, sala de jantar, estar, sala íntima, biblioteca, circulação e até mesmo o closet e o wc da suíte tem vista para o jardim. Este jardim é um canhão de luz dentro da casa.
Por fora, a nova residência é um volume branco cortado por algumas lajes de concreto aparente em locais estratégicos como na entrada, indo buscar o pedestre na calçada, acima de janelas protegendo os caixilhos e em ligações importantes como entre sala/varanda e sala/lavanderia. Internamente propusemos um novo piso monolítico que dá unidade espacial e integra todos os ambientes. Inspirados pelos excelentes caixilhos de ferro originais, propusemos que os novos fossem feitos à semelhança dos originais pintados sempre de esmalte sintético brilhante.