-
Arquitetos: Babel Arquitetura
- Área: 190 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Júlia Tótoli
-
Fabricantes: Arquivo Contemporâneo, Art D'Ville, AutoDesk, Christus Nobrega, Fábio Camargo, Só Luz Iluminação, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A linguagem de galpões industriais nova iorquinos foi a inspiração para a criação do novo Salão Lounge na 104 sul de Brasília. Esse projeto tem como elementos principais grandes esquadrias metálicas envidraçadas, paleta de cores monocromáticas e a utilização de materiais em seus estados brutos, aproveitando ao máximo suas texturas naturais. Uma das premissas do projeto era a necessidade de criar uma sensação de amplitude para o espaço, e de criar uma conexão entre a rua de circulação de carros na frente e o grande jardim nos fundos da loja. Para isso, fizemos com que todos os blocos de elementos construídos internamente fossem deslocados para as laterais para que não fossem criadas barreiras visuais, além de criarmos um anexo metálico e envidraçado no fundo, o famoso ‘puxadinho’ muito recorrente em Brasília, com grandes portas de correr, que possibilitam ventilação e iluminação natural e permeabilidade visual.
Quem passa pela calçada externa se surpreende com a simplicidade de informações que encontra do lado de fora. A fachada frontal e lateral se apresenta apenas como um grande bloco com textura chapiscada preta. Optamos por trazer um impacto visual com exterior escuro e simples, surpreendendo internamente, onde acontecem a paleta branca e cinza, junto com um grande jogo de diferentes materiais e texturas industrias, mas com estética bastante elegante. Internamente foram demolidos todos os revestimentos, acabamentos de teto e paredes, deixando à mostra todas as imperfeições da construção e estruturas originais de concreto exposto, além de trechos de instalações aparentes. As áreas de atendimento ocorrem em toda a extensão do espaço do térreo e do mezanino e são marcadas pela presença de espelhos em serralheria desenhados especialmente para o projeto. Nos fundos a intenção foi privilegiar a área dos lavatórios propiciando um momento de grande calma e relaxamento. Para o acesso ao mezanino foi criada uma escada rosa gerando grande destaque e identidade em meio a monocromia criada nas demais estruturas.
O grande caixote de vidro posterior capta a maior quantidade possível de luz natural durante o dia além de emoldurar a bela vista do jardim externo. Durante a noite, esse ‘puxadinho’ ganha destaque funcionando como elemento translúcido iluminado, chamando bastante atenção. Outro privilégio do projeto é sua localização em uma esquina de bloco. Para aproveitar essa condição, além de salão de beleza, o espaço abriga um café bar que atende tanto a parte interna durante o funcionamento do salão, quanto a área externa, onde foi pensado um ambiente bastante agradável com áreas para mesas e cadeiras.