-
Arquitetos: Sotero Arquitetos
- Área: 21395 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tarso Figueira
-
Fabricantes: Pedras Jacobina, Trimble, Wingramar, ZWCAD, mmcite
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Praça Marechal Deodoro, antigo Cais Dourado, é um espaço público situado na zona portuária de Salvador, sendo um sítio protegido pelo IPHAN. A Sotero Arquitetos desenvolveu o projeto de renovação física, preservando sua composição paisagística verde original e agregando novo desenho da sua forma e equipamentos.
A ideia principal foi preservar os grandes Oitis, enfileirados em três linhas distintas, atribuindo a cada porção da praça um novo uso. Na lateral voltada para a Avenida Miguel Calmon, está o setor mobilidade, com o ponto de ônibus e a nova ciclovia. Ao centro, o setor cívico, com a grande esplanada em piso de concreto pigmentado vermelho, tal qual um solene tapete público, palco das mais variadas manifestações populares da cidade. Por fim no trecho mais interno, uma área voltada aos moradores do entorno, com destaque para uma plataforma linear, consolidando o uso de lazer a partir da supressão de um grande estacionamento privativo que ali estava.
O ponto de ônibus proposto, em estrutura mista de madeira laminada colada (MLC) e concreto, possui pilares que utilizam a mesma seção e espaçamento dos pilotis existentes nos edifícios modernistas vizinhos à praça, como uma continuação do legado de uma época que se atualiza em novo uso.
O trajeto da ciclovia ganha ares cenográficos ao penetrar as fileiras das grandes árvores existentes, como um corredor de proteção. Por fim, o mobiliário urbano proposto, essencialmente em granito vermelho e madeira, tem sua localização definida para a contemplação do espaço, tanto quanto para deixar livre a esplanada central.