-
Arquitetos: Group2, Patkau Architects
- Área: 1130 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:James Dow / Patkau Architects
-
Fabricantes: Calibre Coatings, Cascadia Metals, Devon Industries, Kawneer, LINEA, Millwork and Supplies Co. Ltd., Reynobond, Western Archrib, Westform Metals
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biblioteca Capilano é inspirada em uma ravina escondida na borda de um bairro suburbano no Canadá. Órfão do rio North Saskatchewan por intensa urbanização na década de 1960, a ravina é um remanescente de um ecossistema de pradaria ribeirinha que uma vez caracterizou a área de Edmonton. Ladeado por uma rua residencial a oeste e a ravina a leste, o local é ideal para uma biblioteca, acessível e conectada à natureza.
O programa de 1.130m² está organizado em três zonas paralelas ao longo do eixo norte-sul do local. Um telhado de madeira dobrado contínuo percorre os 77 metros de comprimento da biblioteca, seus três picos correspondendo às três zonas abaixo. Os planos superior e inferior da cobertura são otimizados para luz natural, acústica, estrutura e serviços técnicos, apresentando um perfil irregular em cada extremidade do edifício.
Cada uma das três zonas responde à escala, função, luz natural e visualização. A zona oeste reflete a escala do bairro com uma orla tranquila de espaços de apoio ao longo da rua. A zona oriental é intimamente dimensionada, com assentos variados ao longo de uma janela serena de 55 metros de comprimento com vista para a ravina. A zona do meio é iluminada e elevada, com espaço para acervo e espaços coletivos. Para complementar o cenário de folhas caducas sombreadas, a biblioteca é revestida de alumínio preto e madeira natural, enquanto uma fileira dupla de olmos e uma praça de entrada liga o prédio à rua adjacente.
Clerestórios com telas de madeira na face oeste da biblioteca preenchem o interior com a luz do dia. Conforme o sol passa sobre o edifício, a luz do sol se filtra pelas telas, projetando padrões suaves de luz e sombra nas superfícies internas. Vistas da paisagem verdejante combinadas com a luz interior em constante mudança criam um oásis natural no coração de um bairro de pradaria suburbana.
A Biblioteca Capilano apresenta um forte argumento para restaurar a ravina e conectá-la a seu ecossistema ribeirinho maior, tornando-se um catalisador para uma mudança em escala de cidade. Ao reconhecer a ravina, a biblioteca oferece aos visitantes e funcionários um local de reverência pelo conhecimento e pela natureza, ao mesmo tempo em que cria um ambiente tranquilo para sua comunidade.