-
Arquitetos: Studio 10
- Área: 892 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Chao Zhang
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Câmara Municipal Qinchang Village está situada a leste do Centro Comunitário CPC, no Condado de Xiuwu, Jiaozuo, Província de Henan. Esta é a segunda fase de construção do Complexo do Centro CPC de Qinchang. Enquanto a Fase I, no lado oeste, acomoda na sua maioria programas de serviços comunitários sem fins lucrativos e espaços cerimoniais, o lado leste concentra-se na introdução de pequenas empresas locais, programas culturais e recreativos, incluindo uma loja de venda de produtos agrícolas e lembranças artesanais locais, um pequeno café, um restaurante, uma galeria, bem como uma biblioteca para crianças. O espaço é simultaneamente um mediador e um "gerador" de empregos potenciais e oportunidades de negócio para a comunidade, explorando um modelo "inovador e sustentável" de revitalização econômica e cultural das comunidades rurais.
O layout do lado leste adotou a estratégia de configuração centrada no pátio da fase I. No entanto, ao contrário da disposição simétrica e cerimonial oeste, o ambiente da Câmara Municipal do lado leste pretendia ser mais íntimo, térreo e simples. O complexo foi dividido em três volumes de um/dois pavimentos em pequena escala, que seguem uma disposição assimétrica, dispostos nas três faces do lote para configurar uma interface com a rua.
O pátio central, formado por estes três edifícios individuais, interage com o claustro do lado oeste, mantendo e reforçando a porosidade e acessibilidade existente. As aberturas entre todos os edifícios individuais permitem a comunidade acessar ou passar convenientemente através do local. O espaço aberto multi-funcional central também proporciona aos usuários de todas as idades, um lugar para realizar atividades sociais e recreativas, que complementam, equilibram e enriquecem o ambiente tranquilo e cerimonial do pátio oeste.
O edifício térreo do restaurante, com maior volume, está localizado no canto sudeste do campus, permanecendo mais próximo da rua principal da vila. Normalmente é o refeitório da câmara que atende tanto aos moradores como os turistas. Em ocasiões especiais o local pode acolher eventos de grande escala, tais como casamentos tradicionais e banquetes de aniversário. O edifício de dois pavimentos no lado leste, possui uma pequena galeria, que se abre tanto para o lado da rua como para o pátio, além de uma biblioteca/sala de leitura onde as crianças emprestam livros a partir de um sistema inteligente, bem como um café onde os turistas/habitantes podem fazer uma pausa ou sair para passear.
O edifício térreo, em barra ao norte, abriga uma loja para expor e vender produtos agrícolas locais, assim como artesanato feito pelos moradores. Já na fachada sul do edifício, voltado para o pátio, uma galeria coberta em arco com bancos pode servir tanto como arquibancada para jogos de basquetebol, como ser transformada num cenário natural para eventos públicos ao ar livre realizados no pátio.
Ao fazer um levantamento em Xiuwu, descobrimos que todas as quadras de basquetebol públicas, independente das suas condições, eram altamente apelativas para os habitantes, especialmente para os adolescentes. As quadras de basquete da comunidade estão quase sempre ocupadas, exceto durante condições meteorológicas extremas. Desta forma, sugerimos ao cliente que uma quadra fosse adicionada no pátio na fase inicial de concepção. Mesmo antes da conclusão do projeto final, o local tornou-se extremamente popular entre os jovens. Os bancos laterais, bem como os telhados em arco a oeste, e o edifício da galeria a leste formam naturalmente uma área para acomodar os espectadores, proporcionando locais estratégicos para a comunidade assistir aos jogos de basquete. Além disso, a quadra, personalizada por um designer gráfico, tornou-se também um dos mais importantes espaços de encontro ao ar livre, e de eventos na vila. O local acolhe cerimônias de casamento e aniversário, e também pode ser transformado em um terraço externo para o restaurante, acomodando os tradicionais banquetes de casamento e aniversário ao ar livre.
O edifício possui uma estrutura de concreto fundida no local. Correspondendo ao centro comunitário CPC no lado oeste, a Câmara Municipal Qinchang Village também brincou com a volumetria e com os arcos, componente típico das habitações semi-enterradas tradicionais. Com base no protótipo geométrico e nos módulos previamente instalados no lado oeste, os arcos foram ainda mais abstraídos e evoluíram dos planos para as abóbadas, atendendo a várias necessidades espaciais e de programa da Câmara Municipal.