-
Arquitetos: med.arquitectos
- Área: 380 m²
- Ano: 2020
-
Fotografías:Jose Moreno Ferre
-
Fabricantes: Cosentino, AutoDesk, Banak Importa, Cerámicas de Alhabia, Cocinas Costasol, Cype, Doccia, Grupo Puma, Pladur, Porcelanosa Grupo, Roca, Strugal, Urci Hormigones
Descrição enviada pela equipe de projeto. Partimos de um terreno em L e com a premissa de encaixar duas casas de tamanho semelhante. O lote se segrega em dois e, aproveitando as regras urbanísticas do setor, propõe-se o alinhamento à via.
Por estarmos na periferia do bairro, o ambiente imediato não convida a ser contemplado. Por isso, procura-se um projeto intimista, casas que olhem para si mesmas, promovendo a convivência familiar em torno dos pátios interiores e em direção à nossa própria arquitetura. Porém, ao chegar ao solário coberto desfrutaremos de um amplo espaço aberto com vista para o Cabo de Gata.
Assim, as Casas Costacabana desenvolvem-se em torno de pátios, colocando os usos mais públicos no perímetro, tornando-as barreiras naturais que protegem as salas de qualquer relação com a rua e abrindo-as por sua vez para os pátios internos.
O conceito de bunker também se reflete na aparência externa. As fachadas falsas de até seis metros conferem unidade ao projeto, as aberturas específicas protegem do sol ardente de Costacabana e enquadram vistas específicas. O acabamento branco com revestimento contínuo faz com que estas volumes evoquem de certa forma as tradicionais casas mediterrâneas da região.