-
Arquitetos: Gayet-Roger Architects
- Área: 79 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Pascal Leopold
-
Fabricantes: Charnwood, Falu Rödfärg, Internorm TIMBER-ALUMINIUM WINDOWS, Novatop, TECHNO PIEUX
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada nas dunas de Keremma na Bretanha (França), região de Finstere do Norte, no meio de uma área arborizada com altos ciprestes que a protegem dos ventos do mar, esta pequena casa de madeira sobre palafitas procura integrar-se na paisagem circundante.
Concebido como um refúgio acolhedor, simpático e funcional, o espaço interior é reduzido ao essencial e não deixa espaço para o supérfluo, ao mesmo tempo que oferece uma grande flexibilidade de utilização e acomodação. A volumetria simples e assimétrica está diretamente ligada aos espaços interiores que a conformam e ao aproveitamento de todos os volumes disponíveis até às inclinações do telhado.
A casa e o terraço de madeira são posicionados sobre estacas metálicas formando um volume 1,20 m acima do solo natural, tanto para atender às restrições de inundação do local, por se encontrar em zona de médio risco de submersão marinha, quanto para preservar a topografia natural do terreno e a vegetação existente. Uma passarela de madeira a nascente liga a entrada da casa ao pequeno caminho que conduz à praia.
A casa foi construída inteiramente de painéis de madeira maciça (CLT), isolados do exterior com enchimento de celulose e revestidos com tiras de madeira serrada pintadas de preto Falun. Os painéis ficam expostos no interior e são utilizados para a divisão e os encaixes integrados (bancadas, prateleiras e mesa). Os quatro quartos foram concebidos como cabines, com um closet de um lado e uma bancada de madeira de largura total do outro, podendo cada um acomodar dois colchões de solteiro.
As aberturas são posicionadas com atenção especial às vistas e aos usos que oferecem. Uma grande janela fixa a sul emoldura a paisagem do banco de canto, um local de relaxamento e contemplação; a janela a oeste desaparece na parede para prolongar o espaço da sala principal até ao terraço, sem limite entre o interior e o exterior. As janelas do quarto fornecem luz e pequenas molduras do lado de fora na altura do travesseiro quando deitado. À noite, a casa desaparece na escuridão; apenas as janelas iluminadas aparecem, como lanternas penduradas.