-
Arquitetos: MVRDV
- Área: 23000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ossip van Duivenbode
-
Fabricantes: AGROB BUCHTAL
Descrição enviada pela equipe de projeto. MVRDV concluiu a construção de Ilot Queyries, um prédio residencial que oferece 282 apartamentos - incluindo 128 para habitação social - estacionamento, espaço comercial e um restaurante na cobertura em um ambiente urbano intimista com muita luz, ventilação e um grande espaço verde coletivo. Localizado a leste do rio Garonne, em Bordeaux, em frente ao centro histórico da cidade, Patrimônio Mundial da UNESCO, o edifício faz parte de um novo conjunto de quatro volumes planejados pelo MVRDV ao lado de Joubert Architecture.
O projeto é concebido como um protótipo para os princípios do plano diretor vizinho Bastide-Niel, também concebido pelo MVRDV, que visa combinar as virtudes da cidade histórica de Bordeaux, Patrimônio Mundial da UNESCO - intimidade, surpresa e vivacidade - com a densidade, ecologia, luz e conforto da cidade moderna. Ilot Queyries adota, portanto, a mesma abordagem do plano diretor de Bastide-Niel: o edifício preenche o terreno até seus limites, criando uma sensação íntima na paisagem urbana, enquanto as coberturas são dispostas em inclinações cuidadosamente pensadas para fornecer máxima ventilação e luz do sol para o próprio edifício e seus vizinhos.
O resultado, projetado em parceria com os arquitetos locais Flint, é um grande edifício com pátio de forma irregular com quase 200 metros de comprimento. Com 5.200m2, o grande pátio oferece um espaço semelhante a um parque para os residentes; localizado um andar acima do nível do solo, ele também esconde o estacionamento abaixo. O edifício responde ao seu entorno em todos os lados: na extremidade sudeste, seções tão baixas quanto um andar se relacionam com os vizinhos, enquanto no nordeste, de frente para o rio, sobe até nove andares. Neste ponto alto, uma coroa de vidro abriga um restaurante com vista para o rio e para o centro histórico de Bordeaux.
Em todos os lados, as fachadas voltadas para a rua são mais baixas do que as voltadas para o pátio central. De acordo com as regras desenvolvidas no plano diretor de Bastide-Niel, as inclinações do telhado variam entre 14 graus e 45 graus dependendo de sua relação com o sol. Elas criam espaços interiores complexos e interessantes, que ajudam a definir apartamentos dos mais variados tamanhos - tornando o edifício o lar de muitos tipos diferentes de residentes, ao mesmo tempo em que confere um toque único a cada espaço habitacional.
As fachadas voltadas para a rua apresentam uma paleta de cores creme suave, combinando com o ambiente. No entanto, as fachadas voltadas para o pátio têm acabamento texturizado vermelho vivo. Juntamente com a paisagem do pátio verde de 83 amieiros e bétulas e uma variedade de gramíneas, cria-se um ambiente visualmente excitante para complementar a vivacidade do jardim. Em vários locais, grandes portais conectam o pátio interno ao exterior, introduzindo cores que chamam a atenção dos transeuntes e inspiram a curiosidade sobre o espaço interno.
“A pandemia de Covid-19 mostrou a todos como os espaços ao ar livre perto de suas casas podem ser valiosos e espero que Ilot Queyries possa mostrar que tais amenidades não exigem compromissos”, disse Winy Maas, sócia fundadora do MVRDV. “O edifício cria ruas intimistas sem carros estacionados graças ao amplo estacionamento. Ao mesmo tempo, cada apartamento tem uma varanda, enquanto o espaço verde do pátio se torna um maravilhoso equipamento comunitário".
“Este projeto serviu de preparação para o grande plano diretor do empreendimento Bastide Niel”, acrescenta Maas. “Com ele pudemos testar algumas de nossas ideias que resultaram em um masterplan com mais vegetação nas ruas, melhor otimização de custos para fachadas e pátios mais abertos".
Ilot Queyries é o maior em um empreendimento de quatro edifícios projetados pelo MVRDV e Joubert Architecture. O próprio Ilot Queyries foi projetado pelo MVRDV com os co-arquitetos Flint, enquanto Joubert Architecture e Flint também projetaram os outros edifícios do empreendimento. A arquitetura paisagística de Ilot Queyries foi desenhada pelo MVRDV em colaboração com Sabine Haristoy e Flint.