-
Arquitetos: VOID Studio
- Área: 811 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Zaickz Moz
-
Fabricantes: Axoque Studio, Casa Atica, La Metropolitana, Porcelanosa Grupo, Taller LU´UM
Descrição enviada por Fernanda Escárcega Ch.
No sul de Tulum, em um terreno de 467 m2 , Fernanda Rodríguez e Joel Martínez projetaram e construíram quatro apartamentos que juntos totalizam 811 m2. Cada um foi pensado com um layout e personalidade únicos, mas todos com a ideia de responder ao entorno e cuidar da qualidade do espaço.
Com uma fachada discreta, os arquitetos pensaram em um empreendimento que se abrisse para o seu interior, que tornasse visível o próprio espaço, abrindo-se para suas formas, texturas, cores, luzes, sombras e vegetação.
Duas unidades com piscina privada - no térreo - e duas com terraço - no segundo pavimento -, todas com dois ou três quartos, dispostas em um layout que obriga o morador a sair de um lugar para entrar em outro.
"Queríamos que cada apartamento fosse vivenciado de uma maneira diferente. Queríamos que as pessoas se identificassem com o lugar, que fossem se apropriando conforme fossem descobrindo. Mas também era importante que notassem que estavam em Tulum, para experimentar a selva, o calor, a umidade e, é claro, o céu", diz a arquiteta Fernanda Rodríguez.
Além de marcar claramente as transições entre o lado de dentro e o de fora, outro objetivo era garantir a independência e a privacidade, mas fazê-lo sem erguer muros que entrincheirassem os habitantes ou segregassem o conjunto em quatro. Para os arquitetos era importante, além de conectar o habitante ao entorno, manter a conexão entre as pessoas, para abrir a possibilidade de contato. É por isso que os apartamentos estão interligados e fazem sentir a presença um do outro nos corredores que se cruzam, nas pontes que atravessam e nos ângulos que coincidem.
Com a ideia de que as vistas e as condições do entorno deveriam ser vivenciadas de maneira franca, Cuatro Cielos foi construído com materiais locais: chukum para os pisos, paredes e piscinas, calcário - obtido da própria escavação - como cascalho e como revestimento externo, madeira Maculí e cercas de jiles. Esta escolha, além de envolver o uso de técnicas tradicionais da região, tem a vantagem de dar à construção características resistentes às condições do local: selva, salitre, sol e umidade.
A nível estético, o acabamento natural destes materiais homenageia a beleza das selvas e praias de Tulum e explora o impacto da luz solar em suas superfícies, resultando em cores, texturas e atmosferas completas, que variam com a hora do dia e a estação do ano.