![Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/6143/bec7/777f/ad01/648e/3ed4/newsletter/10-ok.jpg?1631829760)
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Arquitetos: Oficina X
- Área: 350 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Leonardo Méndez, Daniel Ojeda
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Fabricantes: AutoDesk, Chacore Concretos, Comercial Santo Domingo, Cype Software, Deca, Ftool, Inatec, LUMINOTECNIA, Portinari, Trimble Navigation, Uddo
![Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/6143/bec7/d611/5f15/cbde/0fee/medium_jpg/portada-opcion-1-ok.jpg?1631829736)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa pré-existente de azulejos coloniais, perto do lago e no meio da floresta. San Bernardino, uma cidade onde a poesia se torna matéria. Abstraímos a essência da casa e a desconstruímos. As longas linhas horizontais que surgem do existente transformam o objeto em uma paisagem. O genius loci se manifesta através da floresta e, portanto, compreender sua essência constituiria o campo de trabalho onde a ideia é construída. Uma árvore articula o acesso entre grossas paredes de terra construídas com o próprio solo do local. Uma porta permite que ele seja descoberto.
![Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/6143/bec9/d611/5f01/6433/c4ea/newsletter/02-ok.jpg?1631829762)
![Casa no Bosque / Oficina X - Imagem 14 de 19](https://images.adsttc.com/media/images/6143/bed6/d611/5f01/6433/c4eb/newsletter/a.jpg?1631829732)
![Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/6143/bec4/777f/ad01/648e/3ed2/newsletter/dsc0999-ok.jpg?1631829725)
![Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Interiores](https://images.adsttc.com/media/images/6148/a276/f91c/81d5/d800/0001/newsletter/DANI_ok.jpg?1632150098)
''Arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz'' - Le Corbusier. Costumamos considerar a luz como uma ferramenta de observação, porém, o que aconteceria se invertêssemos essa premissa, poderíamos eventualmente conjeturar a hipótese de que os objetos são manifestações de luz. Portanto, bem se poderia afirmar kantianamente que a arquitetura é o sábio jogo de luzes que adquire qualidades morfológicas visíveis e tangíveis. Sob essa premissa, o projeto é desenhado com base em transições de luz que emulam a atmosfera da floresta e conferem um resultado extraordinário. Luz-sombra-penumbra.
![Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/6148/a293/f91c/8149/d300/0001/medium_jpg/PESKAMBOI_ok.jpg?1632150126)
Quando Niestzche expôs a centralidade do corpo, ele revelou a essência de "tudo o que existe". Nós projetamos colocando o corpo como centro, ideias abstratas para o deleite do espírito. Nietzsche afirma que o que chamamos de "espírito" nada mais é do que a razão do corpo. As altas temperaturas do local revelam a busca pela sombra, onde o corpo se projeta. A beleza de um espaço perfeitamente equilibrado para os sentidos, esse espaço é a essência do que é verdade.
![Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Exterior, Tijolo](https://images.adsttc.com/media/images/6148/b798/f91c/8149/d300/0004/newsletter/dani_ok.jpg?1632155510)
O elemento central é a galeria, espaço intermediário entre o interior e o exterior, onde os limites se confundem, estamos dentro e fora ao mesmo tempo, em ligação estreita com a natureza. Isto constrói uma relação com a galeria pré-existente e articula todos os espaços mas, sobretudo, constrói o silêncio. “O belo não é uma substância em si, mas apenas um desenho de sombras, um jogo de claro-escuro produzido pela sobreposição de diferentes substâncias... da mesma forma, a beleza perde sua existência se os efeitos da sombra forem suprimidos”. Elogio da sombra - Junichiro Tanizaki.
![Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/6148/b797/f91c/81d5/d800/0015/medium_jpg/os_ok.jpg?1632155507)
Habitar cada espaço é participar de sensações plásticas ligadas ao lugar através da sombra. A desmaterialização do plano superior abstrai a essência da floresta cujo plano inferior é usado como tapeçaria onde ora desenhamos sombras, ora luz. É a sombra que cria aquela atmosfera, a abstração da floresta. A arquitetura desaparece, a arquitetura é a floresta.
![Casa no Bosque / Oficina X - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/6148/999e/f91c/8169/0000/0010/newsletter/_DSC1110.jpg?1632147825)