-
Arquitetos: Paralelo Colectivo
- Área: 215 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Luis Barandiaran
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consistiu no desenvolvimento de um conjunto de quatro casas agrupadas em um terreno localizado na periferia do centro histórico da cidade de La Plata. O pequeno pedaço de terreno, medindo 8 metros de largura por 17 metros de profundidade, exigia uma abordagem muito sintética e ordenada para poder atender às necessidades do cliente sem perder a boa espacialidade e a continuidade fluida do espaço, bem como a iluminação natural.
O projeto foi composto por dois blocos com dois apartamentos cada, um por nível, ambos ligados por um elemento conector leve, uma estrutura metálica permeável que resolve escadas e passarelas aéreas e, ao mesmo tempo, cria os acessos para cada uma das unidades.
O térreo foi concebido como uma continuidade do espaço público, com o prolongamento do mesmo pavimento do interior do volume, rompendo com as barreiras formais da cidade, ainda que apenas simbolicamente. Ao mesmo tempo, a área semicoberta gerada pelo segundo bloco foi pensada como um ponto de encontro de vizinhos com a ideia de regenerar um ambiente comunitário. Um espaço onde podem ser realizadas reuniões familiares equipado com churrasqueira e áreas de serviço para funcionar como espaço de estar ao ar livre, onde cada vizinho pode alternar no uso coletivo. Durante a noite, o térreo abrigará os carros do complexo.
A estrutura de concreto armado pode ser vista em toda a sua expressão material, acompanhada na fachada apenas por uma pele metálica permeável a qual aspiramos que, com o tempo, possa ser invadida pela vegetação que proporcionará floreiras suspensas em cada uma das varandas dos apartamentos.
As varandas, tanto as voltadas para a rua como ao bloco habitacional ao fundo, foram pensadas como uma extensão do espaço interior das moradias de forma que, quando o vidro é aberto, passa a fazer parte da superfície total utilizável do apartamento.
O conceito de “Casas Boulevard” tenta materializar no projeto a ideia de que um edifício residencial, como um conjunto de casas agrupadas, além de atender às unidades funcionais solicitadas, também podem ser entendido como um lar, em toda a amplitude de sua definição.