-
Arquitetos: PALENZVELA. Taller de Arquitectura
- Ano: 2021
-
Fotografias:Fernando Alda
-
Fabricantes: Aluminios Galisur, AutoDesk, Cypecad, Grupo Puma, Presto Software, Terrazos Andalucia, Vilar Albaro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo desta reforma é a incorporação de uma passarela e uma escada que unificam os dois volumes que compõem o Colégio San Agustín, localizado a menos de 2 km do Parque Natural Puntas Entinas-Sabinar, na paisagem plástica do oeste de Almeria.
A nova construção responde à necessidade de modernização e adaptação às normas de incêndio e acessibilidade, que os edifícios atuais não cumpriam, e que foi inicialmente planejada para ser resolvida de forma independente para cada um dos edifícios que compõem a escola.
A proposta unifica as duas construções, costurando e construindo rotas fluidas em uma espécie de promenade architecturale, que remodela o contexto das áreas úmidas mediterrâneas do Parque Natural Puntas Entinas através da valorização da atmosfera iluminada, resultado dos reflexos e brilhos da volumetria cerâmica.
Utilizando a abstração como recurso, a intervenção se apresenta como uma justaposição de volumes, diferenciando a materialidade e a textura da escada e da passarela externa. A escadaria foi revestida em uma azulejo brilhante esverdeado que absorve a luz mutável do céu, reflete a luz e a cor, o dia e o tempo.
Do lado de dentro, a mesma materialidade constitui atmosferas aquáticas, quando a luz entra de cima através de clarabóias no teto e é distribuída horizontalmente no interior por meio de um plano suspenso a partir do qual desliza pelas laterais por efeito da refração.