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Arquitetos: UID Architects
- Área: 782 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Koji Fujii / TOREAL
Escola infantil de vilarejo
Desde 1978, em harmonia com o meio ambiente e a história do bairro, a Escola Infantil Tsukushi passou por constantes remodelações e expansões. Um dos meus filhos frequentava a creche e, com isso, surgiu a oportunidade de projetar “Peanuts”: um volume para bebês recém-nascidos entre 43 dias a 12 meses, que foi concluído em 2012. Nos anos seguintes, algumas casas ao norte do terreno foram demolidas e em 2018 um projeto de expansão foi iniciado.
A creche está localizada numa paisagem tranquila, rodeada por antigas estradas rurais, canais de água, campos agrícolas e algumas casas perto do sopé de uma montanha. Nas dependências do berçário existem vários volumes - o berçário principal, um espaço polivalente, um depósito, e assim por diante - todos localizados próximos uns dos outros sem muita consideração sobre como eles interagem e harmonizam entre si mas, ainda que paradoxalmente, parecem ter um bom equilíbrio. A combinação de volumes mais antigos e mais novos - o que é incomum em outras escolas que geralmente são “descartadas e construídas” - cria um ambiente confortável.
Para este projeto, em vez de criar algo semelhante às edificações da região, fomos inspirados a projetar um plano geral de desdobramento gradual. Dentro da creche do vilarejo, as histórias continuaram a ser tecidas criando uma relação mais dinâmica e interativa com o bairro e seus arredores.
Lugar dinâmico na floresta
Este projeto foi iniciado após um aumento no número de crianças pequenas na creche e a necessidade de substituir o antigo refeitório. Isso não apenas exigiu o projeto de um refeitório, mas também nos desafiou a capturar as características essenciais do espaço de alimentação. Portanto, em vez de projetar uma cafeteria comum onde as pessoas se reúnem simplesmente para comer, criou-se “um ambiente interativo” onde pais e vizinhos se reúnem para almoços, festas de aniversário e outros eventos. O volume é composto por três espaços: um refeitório para 40 crianças, pais e funcionários; duas salas de aula para crianças de 4 e 5 anos; e uma sala para os funcionários relaxarem após o trabalho.
Para o refeitório, evitou-se deliberadamente projetar um espaço vazio aberto que pudesse ser usado de várias maneiras. Em vez disso, adicionamos estrutura e ordem por meio do uso de colunas e vigas, que trazem resistência arquitetônica. Os detalhes do projeto incluem a disposição de vigas e colunas em forma de cruz que se alargam em direção ao teto. Elas são organizadas em um layout modular com intervalos de 3,5 metros e rotacionadas 45 graus.
Por meio do uso de âncoras visuais horizontais e verticais, cria-se uma sensação gradual de profundidade, que gera uma percepção de distância física. Por meio do uso de mobiliário e paisagismo, cria-se uma transição gradual e contínua dos espaços internos e externos, o que engendra um ambiente natural onde se pode desfrutar de um passeio.
Além disso, como uma criança pequena e um adulto percebem o espaço de maneira diferente, há uma forma distinta de cada um entender e interagir com o local. Dentro deste ambiente estruturado, mas espontâneo e dinâmico, o objetivo foi criar um espaço único onde as crianças podem cultivar sua imaginação e curiosidade de uma forma especial.
O Futuro da Comunidade
A Escola Infantil Tsukushi está localizada a 5 minutos a pé do escritório da UID. Continuaremos a refletir sobre que tipo de ambiente é benéfico para as famílias, funcionários e crianças da comunidade e em harmonia com o ambiente moderno em constante mudança.