-
Arquitetos: AGIT STUDIO
- Área: 436 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Kyungsub Shin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma área residencial no centro de Seul com regulamentos físicos que criam restrições ambientais fundamentais, o projeto ‘MOTTAGI 99’ (a palavra ‘mottagi’ significa cortar um canto: chanfrar) obscurece os muitos limites rígidos da área circundante. Isso cria uma nova lacuna na paisagem urbana padronizada. Este projeto começou com uma questão sobre a tipologia da habitação, que se tornou o resultado de uma combinação de regulamentação urbana e desejos individuais. ‘MOTTAGI 99’ é uma habitação multifamiliar de cinco andares para cinco famílias, com comércio no primeiro andar.
Massa, densidade reorganizadora
Os pedestres se deparam com a massa monolítica na rua, enquanto enfrentam visualmente o espaço desocupado do solo e o vazio superior do edifício, em grande parte removido. Este jogo de cheios e vazios do edifício é o resultado de forças externas que são as ‘leis, densidade urbana, distância pública e privada’. Essa massa única funciona organicamente do solo ao topo, permitindo que as pessoas se movam e experimentem o local. Dentro do terreno limitado, o primeiro andar reorganiza a densidade, resolvendo várias distâncias exigidas por lei, incluindo entradas, estacionamento, etc.
O volume curvo conduz os visitantes da rua ao hall enquanto acomoda o programa, fornecendo espaço para vizinhos e pedestres, afastado da rua. Rebaixada 700 mm no nível do solo, a loja atrai visitantes separadamente. Esta diferença de nível permite que o espaço exterior e cada pavimento tenham a altura necessária disposta no regulamento.
As proporções um tanto estranhas da parede chanfrada (em forma de arco) revelam o contraste entre as partes superior e inferior da massa. Isso indica a direcionalidade de empurrar para cima o volume, além da coluna estrutural de suporte de carga. O chanfro multifacetado foi planejado para suavizar os limites entre os terrenos, bem como para aliviar a rigidez entre os componentes arquitetônicos.
Estrutura e Espaço
A 'variação do chanfro' da massa continua no interior é ainda mais ampliada nas residências do 4º e 5º andar, onde a família do cliente mora. As escadas passam pela abertura no volume e a luz flui do teto curvo, criando texturas abundantes. As partes recuadas ou ousadamente removidas do exterior tornam-se um terraço privado para cada habitação, permitindo-lhes uma distância confortável entre os vizinhos circundantes.
A escadaria pública do edifício, que representa uma beleza estrutural, também resulta da reorganização da densidade. A parede situada no centro sustenta a escada em uma estrutura em balanço que, ao mesmo tempo, é um corpo integrado.