-
Arquitetos: Arquitectura al descubierto
- Área: 130 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Omar Miranda
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Baxi, Cortizo, Equipe, Fioranese, IMEX PRODUCTS, McNeel, Thermolamp
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa é uma viagem. Uma casa pode ser uma onda ou uma avalanche. Neste projeto, é criado um percurso que une os espaços da casa que se abrem para o corredor. Nessa concatenação, os elementos azuis aumentam em intensidade e presença. Na área mais estreita que é o início do percurso, colocamos um ponto azul, uma pia - um ponto de água. Conforme o caminho se alarga, os pontos azuis se multiplicam - a água se derrama. Na área mais aberta, o azul inunda o espaço.
Esta obra consiste na reabilitação de uma casa num edifício histórico no bairro de Malasaña em Madrid. Eles tentam recuperar todos os elementos originais da casa, as vigas de madera, as pilastras de aço fundido, os pavimentos hidráulicos originais, a pia de mármore e a lareira. Simultaneamente, tenta-se trazer leveza e fluidez ao espaço. Toda as superfícies possíveis são iluminadas: pisos, tetos e pares brancos.
As texturas das paredes são descobertas para destacar sua história. As paredes de tijolo são substituídas por aço branco e fechos de vidro para que a luz se infiltre em todos os cantos. É concebido um espaço multifuncional que se adapta às necessidades do cliente: escritório, sala de TV, quarto de hóspedes, sala de jogos, espaço de leitura. Este espaço vai adquirindo função de acordo com a temporalidade e as necessidades que se exigem desta casa. Ao fechar as divisões com vidros e colocar cortinas que não permitem a passagem de luz, o interior se expande ou contrai acrescentando ou subtraindo espaços do puzzle geral.