-
Arquitetos: Gole GmbH
- Área: 610 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Damian Poffet
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto residencial e comercial em Ennetweg, Lucerna, - ou: um pouco de história da arquitetura transparente.
Existe arquitetura - e existe uma arquitetura transparente. Transparente não apenas no sentido de construtivamente óbvio ou idealmente autoexplicativo; mas também no sentido de efetivamente transparente: fachadas de vidro, prateleiras de vidro, móveis de vidro. A ideia não é nova, pelo contrário: tem 2000 anos. No entanto, só se tornou popular em 1851 com o estabelecimento do "Palácio de Londres" em Londres.
Aqui, modernizamos uma casa de 1943. O amplo jardim no terreno poderia ser usado para uma nova construção adicional por conta própria. O resultado é um conjunto residencial e de escritórios de quatro partes. Um lugar para pessoas criativas foi construído, seguindo o exemplo japonês, em um pequeno espaço que prospera para alcançar alturas.
Uma janela tão alta quanto uma casa ilumina os espaços. Os pisos não são contínuos e, portanto, criam uma abertura incomum em toda a altura do volume. Cada centímetro é utilizado: o vão da escada é também uma prateleira, a parede também é um armário, o concreto aparente é opcionalmente piso, bancada ou base de chuveiro. E em todos os lugares: vidro, vidro, vidro. Níveis intermediários de vidro, paredes de vidro da sala, até mesmo um banheiro de vidro - dispostos de forma que os vizinhos não possam ver.
Quem quer estar do lado do progresso hoje deve julgar essa consequência como consistente: a transparência construída é apenas uma imagem da permeabilidade digital que já foi criada.
Uma ideia de 2000 anos, implementada para o século XXI: Bem-vindo à casa de vidro.